Mais
×

Casa organizada em apenas 5 minutos

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Introdução

Quem mora sozinho ou não é lá muito organizado sem dúvida já chegou em casa após um dia cheio e encontrou sua casa de pernas para o ar. Louça suja, roupas fora do lugar, papéis espalhados... O dia a dia corrido dificulta a organização e, muitas vezes, não há ninguém para ajudar a arrumar a bagunça. Se você não tem tempo nem disposição para fazer faxina toda hora, conheça dicas simples para organizar sua casa e deixá-la sempre limpa e aconchegante em apenas cinco minutos por dia.

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Louça acumulada, nunca mais

Esta dica é talvez a mais simples e, ao mesmo tempo, pouco seguida à risca por pura preguiça. Evite a surpresa de encontrar todos os copos na pia e nenhum para usar: ao beber algo ou ao fazer uma refeição, lave a louça que você usou imediatamente após terminar. Não será necessário mais que poucos minutos para terminar a tarefa, já que nunca haverá louça acumulada e com sujeira antiga, muito mais difícil de limpar.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Use a vassoura

A sujeira que vem da rua pelo entra-e-sai de casa e da poluição do ar deixa o piso sujo rapidamente. Varrer a casa todos os dias por não mais que cinco minutos evita que essa sujeira se acumule e seja levada de um cômodo a outro, e assim não será preciso usar aspirador de pó e pano molhado toda hora. Para a limpeza durar ainda mais, dedique um espaço junto à entrada de casa para deixar os sapatos sujos e não usá-los dentro de casa.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Cama sempre feita

A cama é o elemento central de todo o quarto. Com ela desarrumada, a sensação é de que o cômodo inteiro está bagunçado. Simplesmente arrumar a cama todos os dias após acordar traz uma sensação de mais organização e evita que a sujeira do dia a dia se acumule nos lençóis. Fazer a cama também ajuda a economizar tempo, dinheiro e água, pois você não precisará lavar a roupa de cama tantas vezes.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Banheiro limpo e cheiroso

Poucas tarefas são tão chatas quanto limpar o banheiro, mas é fácil evitar a sujeira e o mau cheiro: basta manter sempre à mão um desinfetante de banheiro multiuso (bactericida e antifungos). Borrife uma vez ao dia na pia, no box ou banheira para higienizá-los e escove o vaso sanitário com essa solução uma vez ao dia para evitar acúmulo de limo e de resíduos. Velas e sprays aromatizantes ajudam a deixar o banheiro ainda mais cheiroso e agradável.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Usou, guardou

Outra tarefa que pode tomar muito tempo é a organização de armários. Para não fazer grandes arrumações no futuro e manter sempre as roupas bem passadas e fáceis de encontrar, guarde sempre as peças no lugar de onde você as tirou. Se você separa suas roupas por cor, estilo ou ocasião, mantenha-as sempre no mesmo lugar e guarde-as imediatamente após usar. E, principalmente, nunca deixe-as espalhadas pela casa. Isso vale também para as roupas sujas: dedique um espaço único para guardá-las antes de lavar.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Cada coisa em seu lugar

Designar lugares para os objetos garante a organização da casa como um todo. Papéis espalhados, livros fora do lugar, sapatos jogados pela sala e outras pequenas bagunças tiram o aconchego e o conforto do lar. Tudo o que você usar deve ser colocado de volta no lugar de onde foi tirado, simples assim. O esforço de deixar o objeto fora do lugar é o mesmo de deixá-lo no lugar certo. Pense nisso sempre que tiver preguiça!

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Não junte roupas sujas

Separe cinco minutos do seu dia a cada dois dias para colocar as roupas sujas para lavar e secar. O acúmulo de muitas peças de roupa sujas leva à desorganização e à falta de espaço no momento de secar, dobrar e guardar. Além disso, a cada troca de roupa de cama e toalhas, lave-as imediatamente quando atingir uma quantidade razoável na máquina de lavar. Assim, enquanto essas peças maiores ocupam mais espaço secando no varal após a lavagem, as peças menores estão sendo lavadas.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Invista em objetos funcionais

Na hora de comprar eletrodomésticos ou materiais para manutenção da casa, opte pelos mais funcionais. Ainda que possam custar um pouco mais caro, em geral a facilidade que oferecem compensa em tempo e esforço economizados. Produtos como aspirador de pó de mão para as pequenas sujeiras, vaporizador multiuso para ser usado para passar roupas e na limpeza e higienização da casa e outros eletrodomésticos multifuncionais fazem com que você diminua a quantidade de objetos em casa e otimize pequenas e grandes tarefas.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Não acumule

Quanto mais espaço você tem na casa, maior a tentação de enchê-la de pequenas coisinhas e preenchê-la com objetos do cotidiano. Para que suas coisas trabalhem a seu favor e não você para elas, evite o acúmulo: de móveis, de objetos e, principalmente, de materiais que não são úteis ou facilmente descartáveis. Todo e qualquer item que deveria estar no lixo (em especial papéis, embalagens e restos de materiais), deve ser descartado imediatamente. Manter sua casa sempre livre de coisas totalmente inúteis facilita a limpeza, a beleza do lugar e diminui drasticamente o tempo que você levará para fazer uma faxina mais profunda quando precisar.