As cascas de batata são boas para as plantas?

Escrito por mara grey | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As cascas de batata são boas para as plantas?
Cascas de batata podem deixar sua compostagem levemente mais ácida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Muitas cozinhas geram uma grande quantidade de resíduos vegetais, como pontas de aipo, folhas de alface e cascas de batata. Uma excelente maneira de fazer bom uso desses resíduos é a compostagem. Nela, mistura-se os resíduos com material seco e mais resistente, como folhas secas, deixando tudo apodrecer parcialmente. O produto resultante, um composto rico em nutrientes, faz a correção do solo. Cascas de batata são boas para compostagem, mas criam um ambiente um pouco mais ácido, o que pode ser um problema para algumas plantas.

Outras pessoas estão lendo

Matéria orgânica e terra

Ao se deteriorar, o tecido vegetal e animal acrescentam nutrientes ao solo que as plantas usam para formar suas raízes, folhas e caules. Esses tecidos também retêm água, mantendo um nível uniforme de umidade no solo. Conforme apodrecem, eventualmente se transformam em húmus, uma substância negra que é ainda melhor para reter a umidade e os nutrientes, e até melhora o solo de argila ao aglomerar as suas microscópicas partículas, tornando-as maiores, o que aumenta a drenagem. O húmus é o que dá ao solo rico das pradarias a sua cor preta.

Fazendo composto

O composto é material vegetal reunido em uma pilha, muitas vezes em camadas, e que se deixa apodrecer. Os refugos vegetais adicionados devem ter um equilíbrio de verdes, material macio e folhoso, como aparas de grama, e folhas secas ricas em carbono. Aparas de grama, por exemplo, compactam-se em uma massa viscosa, mas podem ajudar a transformar serragem, que possui decomposição lenta, em adubo utilizável com bastante rapidez. A pilha deve estar úmida, mas não molhada, pois os micro-organismos responsáveis ​​pela decomposição precisam de ar. Revirar a pilha de compostos areja e ajuda na decomposição, mas não é essencial. Terra ou adubo podem ser adicionados para ajudar a iniciar o processo como fonte de micro-organismos.

Cascas de batata e composto

Cascas de batata tendem a ser ácidas e, apesar de boas como um complemento para a caixa de compostagem, podem precisar ser balanceadas com uma pitada de limão se você adicionar muitas ao composto. No entanto, se você pretende usar o composto em plantas que apreciam a acidez, como mirtilos, é possível evitar o limão. Cascas de batata também fazer brotar pequenas plantas que serão destruídas pelo processo de virar a pilha de compostos. Certifique-se de que a pilha está completamente apodrecida antes de adicionar o composto ao solo para evitar o crescimento de batatas no jardim.

Usando seu composto

Você sempre pode adicionar uma camada de composto parcial ou totalmente apodrecido a um novo canteiro que esteja preparando, enterrando-o cerca de 15 a 20 cm de profundidade. O composto também faz uma excelente cobertura para jardins de flores e arbustos, mas use uma peneira grossa para remover os pedaços maiores. Uma malha de arame de 13 mm pode se transformar em uma peneira se colocada sobre o seu carrinho de mão, sobre a qual se despeja o composto com uma pá.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível