on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer cascatas e bandôs para cortinas

Os bandôs e as cascatas laterais podem ser ter uma variedade enorme de formatos — simples ou complexos. Os bandôs também podem ser formais, franzidos ou desestruturados e as cascatas podem ser regulares ou irregulares. Os desenhos mais complexos são costurados e fabricados com mais de um tipo de tecido e são um trabalho para especialistas. Entretanto, a maioria das pessoas pode criar bandôs e cascatas simples para suas janelas. Embora não sejam consideradas tão formais como as sanefas, os bandôs e as cascatas são um método atemporal e eficiente de arrumar as janelas e criar uma aparência luxuosa.

Instruções

Bandôs e cascatas podem ser formais ou informais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Tome as medidas e compre o tecido. Meça a largura da janela e duplique-a. Acrescente o comprimento de cada cascata. Um ambiente formal pedirá um bandô mais formal, que deve combinar com as cortinas existentes, o que pode exigir um tecido drapeado pesado. Uma janela sem cortinas ou uma sala informal fica com um aspecto melhor com um tecido leve e instalado de um modo desestruturado. Todos os acessórios para janela estão propensos a receber luz direta do sol, o que causa desbotamento. Por isso, talvez seja uma boa opção instalar venezianas atrás do bandô e das cascatas ou forrá-los com um tecido da mesma cor.

    Loading...
  2. Embainhe as extremidades do tecido. Pregue com alfinetes o forro no tecido primeiro, se possível, e dobre as costuras sobre o forro antes de costurar. Pendure os varões de acordo com as instruções do fabricante. Eles podem ser de madeira ou metal e devem ser fortes o suficiente para suportar o peso do tecido. Certifique-se de que os varões se estendam pelo menos de 15 cm a 30 cm pelas laterais das janelas, dependendo do espaço disponível.

  3. Marque o centro do tecido. Abra-o sobre uma superfície plana e dobre todo o comprimento no formato de um leque, para formar as pregas, que podem ser estreitas ou largas, conforme sua preferência. Mantendo o meio do tecido centralizado, envolva-o no varão quantas vezes achar necessário, dependendo de quantas caídas desejar, mas saiba que o mais utilizado é um número ímpar. Iguale as pregas e as cascatas até ficar satisfeito com o resultado obtido.

  4. As cascatas precisam ter um comprimento uniforme em ambos os lados da janela. Como alternativa, você pode escolher deixá-las irregulares. As cascatas podem descer por trás ou pela parte da frente dos bandôs. De qualquer forma, devem criar um efeito de movimento ou ondulado.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido
  • Forro (opcional)
  • Linha de costura
  • Máquina de costura
  • Varões para cortina

Referências

Loading ...
Loading ...