Cascos de polietileno contra fibra de vidro

Escrito por will charpentier | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cascos de polietileno contra fibra de vidro
Barcos de fibra de vidro nem sempre são pequenos, mas os de polietileno sim (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images News/Getty Images)

A compra de cascos de navio baseia-se nos pontos que atendam ou não necessidades específicas. Além das diferenças de preços, existem diferenças também na maneira com que os cascos são feitos, no peso e no modo como lidam com as características e o rigor da embarcação. Os dois tipos, polietileno e fibra de vidro, possuem pontos favoráveis e problemáticos e o debate sobre o valor de cada um parece nunca ter fim.

Outras pessoas estão lendo

Materiais diferentes, técnica diferente

Cascos de polietileno são "termoplásticos". Isso significa que os projéteis de plástico são injetados em dois moldes no formato da embarcação. Um molde é ligeiramente menor do que o outro, porque um forma a superfície interna e o outro, a parte externa do barco. Os projéteis são derretidos para adquirirem o formato dos moldes. Uma camada de material de flutuação é colocada entre as superfícies interna e externa da embarcação, para atender às exigências da guarda costeira.

As embarcações de fibra de vido também são moldadas, mas o moldes definem apenas a superfície externa delas. O material de fibra de vidro e a resina aplicam-se manualmente sobre o molde, que, após a secagem da resina, é removido do exterior do casco de fibra de vidro.

Preço

A moldagem termoplástica permite que a indústria de barcos de polietileno produza 1.400 ou mais cascos por semana. Esse alto nível de produção significa que barcos de polietileno estão disponíveis para venda em grandes lojas de varejo. Um construtor de barcos de fibra de vidro pode produzir de cinco a dez cascos por semana, para serem vendidos por distribuidores. A economia de escala e o acesso a uma rede maior de distribuição garantem que o custo por barco de polietileno seja significativamente menor do que o custo por barco de fibra de vidro, o que significa uma diferença de preço drástica entre os dois tipos de casco.

Peso

Os cascos de polietileno são pesados, quando comparados a cascos de fibra de vidro de mesmo tamanho. O polietileno de alta densidade pesa aproximadamente 81 kg/m³. A espuma de uretano utilizada como material de flotação -- o menor peso, de acordo com regulamentações federais -- pesa kg/m³, resultando em um total de 113 kg/m³. A fibra de vidro pesa 32 kg/m³ e requer igual peso de revestimento de resina, resultando em um total de 64 kg/m³.

Limitações de tamanho

Embarcações de polietileno carecem de trincaniz e balizas -- equivalentes a caibros, vigas e alicerces na construção civil --, que dão ao casco de fibra de vidro rigidez e força. Isso limita o comprimento e a largura de embarcações de polietileno. A fibra de vidro, por outro lado, é utilizada em iates de 45 m de comprimento ou mais. No fim das contas, compre o que estiver de acordo com as suas economias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível