Mais
×

Como fazer uma casinha para um hamster

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você possui um hamster mais peludinho ou mesmo uma espécie menor, você sabe que esses pequenos e peludos roedores podem ser animais gentis e atraentes. É importante manter seu hamster em uma gaiola espaçosa, limpa e segura. Apesar das lojas de animais oferecerem muitas variedades de gaiolas, não é difícil fazer uma casinha segura, prática e barata para seu hamster. Usando alguns itens que você encontra facilmente e algumas técnicas simples, você mesmo pode fazer o novo lar do seu amiguinho.

Instruções

Os hamsters podem ser adoráveis bichinhos de estimação (hamster image by cat from Fotolia.com)
  1. Use a caixa transparente (com tampa) para fazer um lar é seguro, livre de correntes de ar, e fácil de limpar e manter para seu hamster. Ela também tem a vantagem de ser mais leve que um aquário de vidro tradicional, além de ser inquebrável. Outra vantagem é que a serragem do fundo permanece na gaiola ao invés de ser espalhada pela casa através das grades, que é uma desvantagem nas gaiolas de metal convencionais.

  2. Deixe o ambiente ventilado usando um estilete para cortar a área interna da tampa do plástico, seguindo o formato dela, mas deixando uma margem de 5 cm nas extremidades. Retire a tampa, vire-a de cabeça para baixo, e use o alicate para cortar um pedaço da tela metálica que se adeque no espaço cortado. Coloque a tela no lugar, e anexe-a na margem da tampa, na parte inferior usando parafusos, certificando-se que não há bordas afiadas que seu animal ou alguém possa se cortar.

  3. Coloque o novo lar do seu hamster em um local seguro. Isso significa que deve ser em um lugar com temperatura ambiente, longe de correntes de ar e luz solar direta, e que não esteja perto de um aquecedor ou radiador. Certifique-se de que ela esteja firme sobre uma superfície plana, e esteja fora do alcance de outros animais de estimação.

  4. Encha e pendure a garrafa de água, certificando-se que está a uma altura adequada para que seu hamster alcance, e que a água saia corretamente. A maioria das garrafas de água comerciais já são vendidas completas, com ganchos que deslizam sob a tampa. Se o gancho não for compatível com sua gaiola nova por causa das paredes, é possível remodelar um cabide de arame para segurá-la na parte externa da gaiola, e fazer um furo através do bico.

  5. Coloque uma camada de 5 cm de serragem no chão da casinha. Não use serragem feita de pinho ou cedro. Segundo o website da American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, esses materiais podem causar problemas de saúde para hamsters. Serragem de madeira, tal como de aspen, é a melhor escolha. Forneça material para que ele faça um ninho, como folhas de papel branco e sem cheiro para que ele possa se enterrar e ter uma sensação de privacidade e segurança. Adicione o prato de comida, brinquedos, madeira para ele roer e a roda de exercício.

    Agora que você já fez uma casinha caseira para seu hamster, você está pronto para colocá-lo em suas novas acomodações.

O que você precisa

  • Caixa plástica e transparente com capacidade para 35 litros (usada para armazenamento de alimentos)
  • Tela metálica
  • Estilete
  • Alicate
  • Par de parafusos pequenos
  • Serragem
  • Garrafa de água
  • Cabide (opcional)
  • Furadeira (opcional)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article