×
Loading ...

O que fazer em caso de mau cheiro vindo do esgoto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cada instalação de água em uma casa tem uma conexão de esgoto diretamente ligada à tubulação de esgoto central, normalmente localizada no porão. Essa tubulação central sai da casa direto para os esgotos da cidade ou tanque séptico. Embora as tubulações de esgoto sejam seladas, elas podem começar a exalar mau cheiro. As causas para isso normalmente podem ser encontradas e eliminadas com facilidade.

Cheque se todos os vasos sanitários têm o nível correto de água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sifões

Cada banheira, chuveiro, pias e lavadoras de roupas possuem um sifão instalado próximo ao começo de sua tubulação. Esse sifão tem uma forma de "U" e contém água, agindo como uma barreira que impede que os gases do esgoto voltem pelo aparelho. Se a água no sifão tiver acabado ou estiver abaixo do nível correto, deixe que água corra por ele por alguns segundos para reenchê-lo.

Loading...

Vasos sanitários

Com o passar do tempo, a água nos vasos sanitários pode secar, permitindo que gases venham dos esgotos para dentro do banheiro. Dê descarga em qualquer vaso sem água. Procure também por água no piso do banheiro, ao redor da base do vaso. Se houver água no piso, o anel de cera entre a base do vaso e o encanamento pode estar com vazamento. Para aliviar isso, remova o vaso e instale um novo anel.

Tampas para tubulação frouxas

Pontos de acesso são instalados em espaços periódicos ao longo da tubulação de esgoto. Esses pontos de acesso são feitos em canos em T, e o topo desses canos tem uma pequena tampa removível. Inspecione esses pontos e veja se as tampas estão frouxas ou mesmo faltando. Para colocá-las com mais firmeza, coloque fita veda rosca branca ao redor do rosqueado das tampas e aperte-a novamente na extremidade dos pontos de acesso, com as mãos. Se necessário apertar as tampas com mais força, utilize uma chave inglesa.

Rachaduras nos canos

Se há rachaduras ou furos nos canos, água de esgoto pode pingar dos canos, causando mau cheiro. Inspecione toda a tubulação para encontrar rachaduras ou furos, e também procure por áreas úmidas no solo abaixo dos canos. Se rachaduras ou furos forem encontrados, essa parte danificada do cano deve ser retirada e substituída.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...