Caspa e partículas pretas no pelo de gatos

Escrito por annabelle brown | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Caspa e partículas pretas no pelo de gatos
Partículas pretas encontradas no pelo do gato são geralmente sinais de pulgas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os gatos, como outros animais de estimação, podem desenvolver doenças de pele que causam escamas ou partículas pretas. Frequentemente, os gatos apresentam pele seca e escamosa, que pode parecer caspa quando vista no pelo. Isso pode acontecer durante algumas estações, como quando o ar fica mais seco nos meses de inverno. Os gatos também podem apresentar partículas pretas no pelo, o que geralmente é um sinal da presença de pulgas. Ambas as condições podem ser tratadas em casa facilmente.

Causas da pele seca

A pele seca nos gatos geralmente ocorre na região lombar ou próxima da base do rabo, diz o site Cat Channel. O ar seco e uma dieta pobre podem ser causas do ressecamento. Gatos acima do peso também pode ter dificuldades em se limpar da maneira apropriada, resultando em pele seca. O gato com a pele seca também pode ter uma doença de pele chamada Cheyletiella. Se o ressecamento e as escamas de pele persistirem, leve seu gato a um veterinário.

Tratamento para a pele seca

Muitos shampoos para gatos são feitos para tratar a pele seca e você precisa deixar o seu gatinho de molho nele por vários minutos para que eles façam efeito. Escovar o gato com frequência irá remover a pele morta e ajudar a estimular a liberação dos óleos naturais na pele do seu gato. Use um umidificador para aumentar a umidade do ar na sua casa. Muitas rações de gatos contêm ácidos graxos ômega 3 que ajudam a eliminar a pele seca. Você ainda pode encontrar suplementos de ômega 3 para gatos em pet shops e com seu veterinário.

Partículas pretas

Os gatos têm o hábito de se limparem com tanta frequência que você pode nem notar as pulgas no pelo ou na pele deles. Ao invés disso, você pode notar a presença de bolinhas pretas que se parecem com sujeira. Essas bolinhas pretas são na verdade fezes de pulgas, diz o site Cat Channel. Para testar, pegue algumas dessas bolinhas com um lenço de papel e ponha algumas gotas de água sobre elas. Se elas ficarem vermelhas como sangue, elas são excrementos de pulgas. Esses excrementos provavelmente também estarão presentes no local onde o gato dorme. Outros sinais da presença de pulgas serão coceiras ou lambeção em excesso.

Removendo as pulgas

As pulgas são uma incomodação para o dono e para os bichinhos, mas elas também são relativamente fáceis de se remover. Muitos remédios contra pulgas pode ser aplicados entre os ombros do gato uma vez ao mês, para matar e prevenir as pulgas. Essas medicações podem ser encontradas em pet shops ou com o seu veterinário. Você também pode escolher um remédio que não precise de receita do veterinário ou um shampoo de pulgas.

Você também precisa remover as pulgas do ambiente ao redor do gato. Passe o aspirador de pó por todos os carpetes, tapetes e móveis estofados na sua casa. Esvazie o conteúdo do aspirador em uma sacola plástica e feche bem, levando imediatamente para um lixo na rua. Lave com água quente todas as roupas de cama e peças de vestuário com as quais que seu gato tenha entrado em contato.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível