Entalhar um cassetete é um projeto fácil de carpintaria e se usar uma boa madeira com fibras interessantes é ainda mais simples de se obter um toque natural. Os pontos chaves são conseguir um formato homogêneo e arredondado obtendo um bom polimento da superfície quando findo o projeto. Quando se trabalha madeiras duras é mais fácil entalhar se ela ainda estiver verde e deixar secar depois.
Instruções
-
Escolha um bastão com aproximadamente 30 cm sem galhos. Os galhos criam nós que são duros e criam uma fraqueza na estrutura. Use uma madeira como a nogueira que possui um belo padrão de fibras.
-
Corte as pontas e encaixe a peça no torno. Posicione o bastão o mais reto possível no torno e aperte os dentes para prender. Posicione a ferramenta parada de forma que tenha aproximadamente 1/8 do bastão. Gire o bastão manualmente para assegurar que não bata no descanso.
-
Ligue o torno na posição mais lenta. Apoie a traseira da goiva, próxima da ponta, contra o apoio da ferramenta e segure o manete perto do quadril. Leve a borda da ponta da goiva contra a madeira rodando e faça uma pressão leve.
-
Mantenha a pressão homogênea na madeira e passe a goiva para frente e para trás ao longo do apoio. A ponta da goiva cortará a casca e chegará a madeira fazendo um cilindro. Se deseja fazer um cassetete fino aplique mais pressão nas seções onde quer um diâmetro menor e lentamente suavize a pressão para os locais que deseja mais planos.
-
Arredonde as pontas angulando a ponta da goiva para dentro. Não corte tudo pois dessa forma você corre o risco de bater a goiva na parte metálica do bloco. Ao invés disso deixe as pontas como cúpulas com o topo plano onde chegar no centro do bloco.
-
Marque algumas ondulações no cabo. Deixe um lápis na ferramenta e coloque a ponta contra a madeira rodando para marcar círculos para fazer o cabo. Use a goiva para entalhar as ondulações.
-
Lixe o bloco, seguindo a fibra da madeira. Lixe o cassetete para baixo segurando a camada esticada e apertada, com pouca pressão na rotação da madeira. A graduação da lixa depende do acabamento desejado.
-
Escove a madeira para remover a poeira e farpas. Pinte o cassetete com uma camada fina de verniz. Deixe secar e aplique mais uma camada se necessário.