Mais
×

Como saber se a castração de um cão falhou

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando um cão é castrado, o veterinário corta tudo para que ele fique incapaz de ter filhotes. É incomum que a castração seja fracassada pois a licença e a formação de um veterinário exigem que ele seja competente em castrar um cão. Há casos raros em que a castração falha e que o cão ainda é capaz de produzir filhotes, porém os sinais podem ser difíceis de serem detectados.

Instruções

A castração de um cão evita comportamentos indesejados e filhotes inesperados (dog image by Ramona smiers from Fotolia.com)
  1. Observe o comportamento do cão depois da castração. Se ele ainda estiver tentando marcar território ou agindo de maneira semelhante ao comportamento anterior, é um sinal em potencial de que a castração deu errado. Tenha em mente que acidentes em casa podem ser um sinal de falta de treinamento e não marcação de território.

  2. Faça perguntas ao veterinário. A maioria dos casos de um resultado fracassado de castração acontece porque o veterinário foi incapaz de localizar cada parte cortada durante o procedimento. Se o cão está se comportando como se não estivesse castrado, pergunte ao veterinário que realizou a cirurgia se ocorreu algum problema durante a castração.

  3. Leve o cão ao veterinário e faça um exame para verificar os níveis de testosterona. Se a castração foi mal feita pois o veterinário foi incapaz de localizar tudo, os níveis de testosterona no sangue do cão podem ser mais elevados do que um animal que teve uma cirurgia bem sucedida. Verifique os resultados do teste e determinar se uma segunda castração é necessária.

Dicas

  • Algumas raças de cães são naturalmente brincalhonas ou agressivas e nestes casos o comportamento não é um sinal de uma castração que deu errado.

O que você precisa

  • Teste sanguíneo
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article