Como catalogar todos os seus livros

Escrito por thomas colbyry | Traduzido por felipe antonio de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como catalogar todos os seus livros
Muitas pessoas com várias coleções simplesmente desistem de catalogar seus livros (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Imagine andar em uma biblioteca, perguntando onde é um livro e ouvir que ele está localizado sob o busto de Nero. Robert Cotton, um antiquário inglês excêntrico, usou um sistema de catalogação na sua grande coleção de livros baseado em uma série de bustos retratando imperadores romanos. Sistemas de catalogação para bibliotecas de casa têm felizmente percorrido um longo caminho desde os tempos de Cotton. Se quiser catalogar todos os seus livros, você terá várias opções de sistemas, incluindo a simples ordem alfabética, o Sistema de Classificação Decimal de Dewey e a Classificação da Biblioteca do Congresso para escolher.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Software de banco de dados ou planilha
  • Lápis ou caneta
  • Pequenas etiquetas brancas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque todos os seus livros em ordem alfabética. Em seguida, use software de banco de dados ou planilha para fazer uma lista em ordem alfabética simples de seus livros. A primeira coluna de sua entrada deve conter o sobrenome do autor, seguido por seu primeiro nome, e a segunda coluna deve conter o título do livro. Por exemplo:

    Coluna 1: Updike, John. Coluna 2: "O centauro"

  2. 2

    Adicione informações sobre a publicação para as entradas do catálogo. A quantidade de informações escolhidas para serem incluídas vai do gosto de cada um, mas você deve incluir ao menos duas colunas, uma contendo o nome do editor e uma com o ano de publicação.

    Coluna 1: Updike, John. Coluna 2: "O centauro" Coluna 3: "Alfred A. Knopf" Coluna 4: 1963.

  3. 3

    Decida como você gostaria de colocar seus livros na estante. Você pode simplesmente escolher fazer a organização em ordem alfabética, mas, se fizer isso, poderá associar certos livros com um assunto em vez de um autor. Por exemplo, você pode optar por colocar a biografia de Joseph Blotner de William Faulkner na letra "F" juntamente com as cópias de "Luz em Agosto", de Faulkner e "Absalão, Absalão!" em vez de por na seção da letra "B".

    Faulkner, William. "Absalão, Absalão!" Faulkner, William. "Luz em Agosto". Blotner, Joseph. "Faulkner: A Biography".

    Você também pode usar um sistema de catalogação, como o Sistema de Classificação Decimal de Dewey ou a Classificação da Biblioteca do Congresso. As páginas de direitos autorais da maioria dos livros publicados na segunda metade do século 20 contem sua Classificação da Biblioteca do Congresso. Você pode usar a biblioteca do site do Congresso para encontrar informações sobre livros publicados anteriormente. A descrição geral do Sistema Decimal de Dewey aparece abaixo:

    000 - Ciência da computação, informação e obras gerais 100 - Filosofia e psicologia 200 - Religião 300 - Ciências Sociais 400 - Linguagem 500 - Ciência (incluindo matemática) 600 - Tecnologia e ciência aplicada 700 - Artes e recreação 800 - Literatura 900 - História, geografia e biografia

    Você pode encontrar mais informações sobre a catalogação de livros de acordo com a Classificação Decimal de Dewey no site da Biblioteca Pública de Monroe County.

  4. 4

    Adicione informação sobre o Sistema Decimal de Dewey ou da Classificação da Biblioteca do Congresso na sua planilha ou banco de dados, caso opte usar um desses sistemas.

  5. 5

    Organize os livros na prateleira de acordo com o sistema que você decidiu usar. Se estiver usando ordem alfabética, basta colocar os livros na prateleira. Se utilizar o Sistema Decimal de Dewey ou a Classificação da Biblioteca do Congresso, escreva o sistema de classificação dentro de livros usando um lápis ou coloque pequenas etiquetas brancas com a classificação nas lombadas dos livros.

Dicas & Advertências

  • Sinta-se livre para usar abreviaturas para os nomes da editora. Por exemplo, você pode escrever "Knopf" em vez de "Alfred A. Knopf."
  • Considere adicionar mais informações para o seu catálogo no computador para torná-lo mais pessoal. Você pode ter uma seção de observações, onde descreverá como adquiriu a cópia ("Encontrei essa primeira edição em uma venda de garagem por R$4") ou descreva seus pensamentos sobre a obra ("Vale a pena ler novamente, ao menos uma vez por ano").

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível