Catamarã artesanal de tubos de PVC

Escrito por pauline gill | Traduzido por carla deckmann
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Catamarã artesanal de tubos de PVC
Tubos de pequeno calibre (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A maioria dos construtores de catamarãs usa tubos grandes de 25 a 30 cm de diâmetro. Estes tubos grandes podem ser caros demais para muitos construtores amadores, mas feixes geométricos de tubos de esgoto de calibres e diâmetros menores podem garantir flutuabilidade e força suficientes para embarcações grandes. Sua simetria e singularidade chamam bastante a atenção na água e fora dela, o que, além do esporte em si, é razão suficiente para tentar esta inovação.

Outras pessoas estão lendo

Estratégia de design

A maior vantagem de usar vários tubos menores unidos é que em caso de ruptura ou quebra de um deles, os demais mantem sua integridade. Os tubos de PVC de 4 polegadas para esgoto têm um diâmetro interno de 100 mm. Eles podem ser unidos entre si usando um tubo Schedule 40 de 90 mm de diâmetro como acoplamentos internos, permitindo a construção de pontões de catamarã de praticamente qualquer comprimento. Uma seção de 4,5 m teria uma flutuabilidade submersa de cerca de 35 kg. Semi-submerso, cada pedaço de 4,5 m suportaria uma carga útil de cerca de 17 kg. Em grupos de nove tubos de cada lado, a flutuabilidade líquida útil total seria de mais de 300 kg, o suficiente para aguentar a embarcação em si e mais dois esportistas. A flutuabilidade total seria de mais de 600 kg. Os pontões teriam 4,5 m de comprimento e são curvados levemente no ponto de 3,9 m, o que assegura uma curvatura graciosa e uma entrada suave do pontão na água. O deck de 3 m por 2,5 m é feito de compensado tratado sob pressão de 1,5 cm de espessura preso a uma moldura de compensado tratado sob pressão formada por vigotas de 5 por 10 cm engastadas.

Materiais

Você vai precisar de 27 pedaços de tubos de PVC de 4 polegadas de 3 m de comprimento cada, 18 tampas de fechamento, um tubo schedule 40 de 4 polegadas de diâmetro com 3 m de comprimento e 18 tampas de fechamento para tubo schedule 40 de 3 1/2 polegadas de diâmetro para selar as pontas dos tubos. Vai precisar também de 3 vigotas de 5 por 10 cm e uma folha de 2,40 m por 1,20 m de compensado tratado sob pressão. Use cintas de nylon em 4 pontos para manter cada pontão amarrado e preso à estrutura do deck.

Fabricação

Corte 8 tubos em pedaços de 1,5 m. Aqueça a parte frontal dos pedaços de 3m ligeiramente com uma pistola de ar quente em um pedaço de aproximadamente 30 cm, formando um ângulo de cerca de 20 graus com a parte curta. Cole os pedaços de 15 cm no ponto de 7,5cm dentro da parte longa dos tubos entortados. Em seguida, cole os pedaços retos de 1,5 m sobre as vigotas de 7,5 cm. Mantenhas as juntas presas no lugar. Cole as tampas de 4 polegadas na parte da frente e as tampas de 3 1/2 polegadas por dentro da parte de trás dos tubos. Enfeixe os nove tubos usando percintas de cada lado em fileiras, da seguinte maneira, de cima para baixo: uma, duas, três, duas e uma, o que deixa nove tubos de cada lado. Os tubos de cima ficarão mais para trás. Junte a moldura de deck de madeira e corte dois conjuntos de círculos nas 3 polegadas inferiores das vigotas de 5 por 10 cm para prender os flutuadores. Fixe os flutuadores ao deck usando percintas e ajuste suas posições cuidadosamente.

Variantes

Tente usar um deck maior ou vire o deck em outra direção para mudar o formato do catamarã. Ele pode ser movido a vela ou usar um motor de popa pequeno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível