Lazer e cultura

Como fazer uma catapulta com palitos de picolé

Escrito por melissa martinez | Traduzido por mariana silva gray
Como fazer uma catapulta com palitos de picolé

Um simples palito de picolé pode ser tornar uma mini réplica de uma arma de guerra antiga

Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images

A tecnologia permitiu que as catapultas se tornassem um pouco obsoletos nas guerras modernas, mas na Idade Média elas eram uma grande parte de como batalhas e, até mesmo guerras, eram vencidas. Seu propósito inicial era atirar objetos de destruição por cima de uma parede de castelo ou cidade para eventualmente invadir e conquistar. De pedras à baldes de piche pegando fogo, as catapultas deixavam qualquer defesa mais forte. Hoje em dia, as catapultas ainda são usadas, mas apenas para exibição. Na verdade, você pode construir uma pequena catapulta com palitos de picolé apenas para se divertir ou talvez para invadir outros cubículos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Palitos de picolé
  • Fita adesiva
  • Tesoura
  • Lápis
  • Régua
  • Elástico de borracha

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Corte 10 pedaços de fita adesiva de aproximadamente 2,5 cm e coloque-os na borda de uma mesa para que eles sejam fáceis de pegar quando for necessário. Assegure-se de que pelo menos uma ponta esteja para fora para ser mais fácil pegá-los.

  2. 2

    Corte os palitos de picolé com a tesoura para que você tenha as seguintes peças: três pedaços de 5 cm, quatro pedaços de 10 cm, um pedaço de 7 cm, com uma borda redonda e um pedaço de 10 cm, com uma borda redonda.

  3. 3

    Cole os dois pedaços de 10 cm e os dois de 5 cm juntos com a fita adesiva para que eles fiquem colados ponta a ponta. Você deve começar com o pedaço de 10 cm e, em seguida, com um de 5 cm e continuar repetindo o padrão. Ele deve parecer com um palito bem logo quando você estiver pronto.

  4. 4

    Dobre o palito grande para que ele forme um retângulo. Reforce cada um dos quatro cantos com mais fita adesiva.

  5. 5

    Coloque o pedaço final de 5 cm dentro do retângulo para que ele esteja alinhado contra um dos lados de 5 cm do retângulo. Cole-o firmemente ao retângulo mas assegurando-se de que a fita não esteja no centro do pedaço. Apenas passe ao redor das bordas.

  6. 6

    Coloque um pedaço de fita adesiva na mesa. Coloque os dois pedaços remanescente de 10 cm na fita adesiva para que eles estejam retos, lado a lado. Enrole a fita ao redor, assegurando-se em enrolar em volta dos palitos pelo menos três vezes. Use mais pedaços de fita se necessário. Repita essa etapa novamente usando os últimos dois pedaços de 10 cm dos palitos de picolé.

  7. 7

    Cole esses dois conjuntos de palitos à base retangular, um em cada lado para que haja um espaço entre eles. Assegure-se de enrolar pelo menos três vezes em volta de cada canto para que todos os palitos estejam firmes e seguros.

  8. 8

    Corte o elástico de borracha para que ele seja um grande pedaço de elástico.

  9. 9

    Coloque outro pedaço de fita na mesa, com o lado colante para cima. Coloque o último pedaço de palito de 7 cm em cima da fita para que ele esteja posicionado horizontalmente na borda redonda da fita adesiva. Coloque o elástico de borracha cortado para que parte dele esteja sobreposto na borda redonda do palito que está colado na fita. Enrole-o várias vezes com a fita.

  10. 10

    Pegue esse palito e insira-o entre os dois pedaços de 10 cm de palito que você montou na etapa 5. O palito deve ir o meio, que cuidadosamente não foi colado. Pode ser necessário uma chave de fenda ou lixa de unha para suavemente empurrar os palitos para permitir espaço o suficiente para o palito com o elástico entrar.

  11. 11

    Coloque um pedaço de fita adesiva na borda da mesa, com o lado da cola para baixo. Deixe fita o suficiente sobre a borda para ser mais fácil de pegá-la. Agora coloque uma segunda camada em cima, depois uma terceira e quarta camadas. Você deve ter agora uma pequena pilha de fita adesiva.

  12. 12

    Retire a fita adesiva da mesa e meça-a com uma régua. Corte-a para que ela tenha 5 cm de comprimento.

  13. 13

    Corte um pilha de 5 cm de fita adesiva ao meio verticalmente, para que você tenha duas pilhas de fita exatamente do mesmo tamanho.

  14. 14

    Marque duas linhas horizontais no meio de cada uma das duas pilhas de fita adesiva. Essas serão suas dobradiças.

  15. 15

    Cole uma das dobradiças à ponta reta da peça final de 10 cm do palito de picolé. O outro lado deve ser o lado arredondado, que será o braço da catapulta do qual você lançará itens.

  16. 16

    Cole a dobradiça remanescente no lado virado do braço da catapulta. Ambas as dobradiças devem agora estar coladas em cada lado da borda reta do braço da catapulta. Prenda-os juntos enrolando mais fita em volta deles. As duas linhas que você fez em cada pilha ainda devem estar visíveis. Somente cole embaixo dessas linhas.

  17. 17

    Coloque o braço da catapulta no espaço no meio da base retangular. A parte redonda deve estar na borda e a dobradiça deve estar alinhada com o palito de picolé com o elástico de borracha nele.

  18. 18

    Enrole a dobradiça ao palito de picolé reto, assegurando-se de não colar o elástico. Deixe o elástico de borracha cortado pendurado livremente.

  19. 19

    Levante o braço da catapulta para que ele forme um ângulo de 45 graus com a base. Coloque o elástico de borracha cortado no braço e cole-o, para que ele também forme um ângulo de 45 graus.

  20. 20

    Corte um pedaço de papel quadrado de 5 cm. Use a régua e o lápis para marcar uma linha horizontal em cima de cada lado que esteja a 1,8 cm do topo. Ao terminar, devem haver quatro áreas onde as linhas se interceptam. Corte cada uma dessas linhas. Dobre das bordas cortadas para que elas formem uma pequena caixa e cole bem todos os cantos.

  21. 21

    Anexe a caixa ao braço da catapulta com fita adesiva. Sua catapulta agora está completa.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media