Catecismo e preparação da criança para a primeira comunhão

Escrito por karen a. whelan | Traduzido por handrei peterson
Catecismo e preparação da criança para a primeira comunhão

Taça da comunhão

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Na Igreja Católica, é durante a Primeira Comunhão que a criança recebe pela primeira vez a hóstia sagrada e o vinho que representam o corpo e o sangue de Cristo. É o ato que completa o sacramento do Batismo e marca o momento em que a criança atinge certa maturidade. A celebração incorpora o caráter e fé através do entrelaçamento das mãos e a benção do padre. É um marco miliário muito importante na fé de um adepto do Catolicismo. Como tal, ele é antecedido por um currículo educacional intenso e preparação para o evento.

Outras pessoas estão lendo

Preparação prévia

As crianças da Igreja Católica são batizadas ainda bebês. Trata-se de um batismo realizado com água. Isso não é importante apenas como uma cerimônia, mas todos os pais contemplando a Primeira Comunhão de seus filhos devem garantir que os mesmos foram batizados. Apesar de ser preferível que a criança tenha sido batizada na Igreja Católica, os batismos realizados em outras igrejas cristãs geralmente são aceitos. A prova do batismo é essencial. Contate a igreja na qual o batismo foi realizado para conseguir uma cópia do certidão de batismo.

Preparando seu filho

Antes de a Primeira Comunhão fazer parte da vida de uma criança, ela verá os adultos e as crianças mais velhas indo à igreja aos domingos e recebendo a hóstia e um pouco de vinho enquanto são abençoadas pelo padre. Esse ritual é chamado de Eucaristia. Embora elas não possam participar, esse é o momento em que os pais devem explicar para os filhos o que está acontecendo e encorajá-los a trabalhar para o dia em que também receberão a comunhão. Todo ano na missa de Páscoa, as igrejas promovem a cerimônia de confirmação da fé das crianças que estão prontas para receber a sua Primeira Comunhão. Essas crianças geralmente vestem um terno, se menino, ou vestido, se menina, brancos. Esse é uma boa ocasião para explicar para os mais novos por que as outras crianças estão vestidas de maneira tão especial e o fato de que elas também farão parte disso no futuro. Isso vai encorajá-las a aprender e aumentar a sua fé para que possam aguardar o momento de sua própria primeira comunhão.

Catecismo

As crianças da Igreja Católica geralmente assistem às aulas de catecismo. São vários meses de um processo educacional que culmina na criança sendo confirmada pela igreja como um cristão e recebendo a Primeira Comunhão do padre. O catecismo foi concebido para permitir ao estudante o crescimento de seu conhecimento nas doutrinas e práticas da fé católica. Elas aprendem sobre os rituais da igreja, como o uso do terço sagrado, o sinal da cruz, o ato de se confessar, o papel dos santos e como tomar seu lugar na vida e no corpo da Igreja. Tipicamente, essas aulas são realizadas uma vez por semana, em um dia de segunda a domingo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media