O que causa o "adormecimento" das pernas?

Escrito por marie louise | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa o "adormecimento" das pernas?
o adormecimento pode ser causado por danos aos nervos ou músculos (the leg image by Rich Johnson from Fotolia.com)

O "adormecimento" das pernas pode ser causado por danos aos nervos, músculos, ou problemas na coluna. Pode ocorrer em conjunto com outros sintomas, como dor, queimação, fraqueza, formigamento, ou sensação de "pontadas". Condições médicas que podem causar o adormecimento variam de fracas a severas, e devem sempre ser acompanhadas por um médico.

Outras pessoas estão lendo

Doença celíaca

A doença celíaca ocorre no trato digestivo e é causada por uma intolerância a uma proteína presente na comida chamada glúten. Pessoas celíacas são incapazes de absorver nutrientes da comida e o seus sistemas imunológicos danificam o intestino delgado. A causa do adormecimento das pernas, vinda da doença celíaca, é o dano aos nervos.

Neuropatia diabética periférica

Pessoas que têm neuropatia diabética periférica podem ter poucos sintomas inicialmente. Eles irão desenvolver mais sintomas com o tempo, quando o diabetes passar a danificar os nervos no corpo. Normalmente o dano ao nervos ocorre nas mãos, braços, pés e pernas. Esse dano causa adormecimento nas pernas por causa do diabetes. Ele pode ser fraco ou forte e acontecer com dor e formigamento.

Doença vascular periférica

A doença vascular periférica (DVP) é o dano, ou obstrução das veias e artérias periféricas. A causa de adormecimento com o DVP é a falta de fluxo sanguíneo para as pernas. A gravidade dos sintomas depende de qual artéria está afetada e o quanto do fluxo sanguíneo está sendo restringido. Junto com o adormecimento, podem ocorrer também dores que vão e voltam, cãibras, sensação de peso, queimação, formigamento e fraqueza nas pernas.

Estenose espinhal

Uma causa comum de dor na parte de baixo das costas é a estenose espinhal lombar. O desgaste normal causado pela idade pode levar a um estreitamento do canal espinhal. O estreitamento em qualquer parte da espinha é referido como sendo estenose. A artrite pode ajudar a causar um desgaste maior da cartilagem, o que pode levar ao crescimento de novos ossos para ajudar no suporte das vértebras. O crescimento desordenado dos ossos estreita o espaço para que o nervo passe através dele. A causa de adormecimento nas pernas na estenose espinhal é devida à pressão nos nervos da espinha. Podem ocorrer também formigamento, queimação e dor.

Mielite transversa

A mielite transversa (MT) é uma condição rara, causada pela inflamação da medula espinhal. Ela ocorre após infecções virais. Os sintomas da mielite transversa se desenvolvem rapidamente, por vezes dentro de algumas horas ou algumas semanas. A inflamação da medula espinhal interrompe a mensagem do nervo para o cérebro. A causa do adormecimento das pernas é a inflamação do cordão espinhal. Outros sintomas que podem aparecer são a sensibilidade extrema ao toque, espasmos musculares, febre, dor de cabeça, perda de apetite, queimação e sensações de "pontadas" ou formigamento.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível