O que causa a ardência nas orelhas?

Escrito por jennifer sobek | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa a ardência nas orelhas?
Existem dezenas de causas da sensação ardente da orelha (ear image by Connfetti from Fotolia.com)

Uma sensação ardente das orelhas pode significar problemas médicos mais graves, como diabetes ou trauma no nervo craniano. Fale com seu médico sobre os sintomas para que ele possa lhe dar um diagnóstico apropriado. Baseado nos sintomas existentes, seu médico poderá pedir alguns exames.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A ardência na orelha é definida como uma sensação de queimação sentida nas orelhas. Junto dessa sensação, você também pode sentir formigamento ou como se tivesse sendo espetado por alfinetes.

Causas

O site WrongDiagnosis.com lista as seguintes condições médicas que podem causar a sensação ardente nas orelhas: diabetes, neuropatia periférica, queimadura de sol, queimadura química, queimadura pelo calor, trauma do nervo craniano, doença da artéria periférica e lesão na orelha.

Lesão na orelha

Qualquer tipo de lesão na orelha pode causar a sensação de ardência. Por exemplo, um tapa direto na orelha ou até mesmo um acidente de trânsito causará essa sensação e dor.

Neuropatia periférica

A neuropatia periférica, danos nos nervos periféricos, é uma das condições que pode causar a ardência nas orelhas. De acordo com o site Wrong Diagnosis, os "nervos periféricos se espalham a partir do cérebro e da coluna espinhal, e a neuropatia periférica resulta em sensações incomuns ou anormais nas extremidades, especialmente nos pés". Essa é uma condição comum causada por transtornos metabólicos, infecções, malignidades, inflamações, deficiência de vitaminas, toxinas ou condições genéticas. A causa mais comum para a neuropatia periférica são as diabetes. Outras causas incluem a sensação de ardência nas orelhas (que pode ser um sinal de danos nos nervos), alcoolismo, vasculite e deficiências de vitaminas B e E.

Diagnosticar a neuropatia periférica inclui recolher o histórico completo da família, um exame físico completo, assim como um exame neurológico, que inclui o teste dos reflexos, sensações, movimentos, equilíbrio, coordenação, visão e audição. Os médicos executarão exames para diagnosticar essa condição, incluindo uma eletromiografia e um teste de condução dos nervos.

Derrame

Um derrame é outra possível causa da sensação de ardência nas orelhas. Isso ocorre quando o cérebro não recebe oxigênio o suficiente para funcionar de forma adequada. Existem dois tipos de derrame: um AVC isquêmico e um AVC hemorrágico. O isquêmico é quando uma artéria cerebral está bloqueada, enquanto o hemorrágico ocorre quando uma artéria se rompe ou possui um vazamento. Os sintomas de um derrame incluem fraqueza, tontura ou dor de cabeça. Entretanto, esses sintomas podem ser um sinal de alerta de um pequeno derrame, chamado de ataque isquêmico transitório. Os sintomas adicionais incluem orelhas ardentes e dormentes; paralisia do rosto, pernas ou braços; perda de consciência; deformação do rosto; fala arrastada, afasia (dificuldade de falar); confusão e visão embaçada. As sensação de ardência nas orelhas é um sintoma por causa do que acontece ao cérebro durante um derrame.

Existem muitas causas para o derrame, incluindo hipertensão, angiografia coronária, vasculite, eclâmpsia, prolapso da válvula mitral (uma condição cardíaca comum), hemofilia tipo A, infarto e aterosclerose.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível