O que causa som de assobio quando ligo meu chuveiro?

Escrito por judith evans Google | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa som de assobio quando ligo meu chuveiro?
Depósitos minerais no redutor de fluxo causam som de assobio no chuveiro em funcionamento (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Um som de assobio enquanto o chuveiro está ligado é um sintoma de problemas no cano ou de fixação. A água corre através de tubos, válvulas e um redutor de fluxo antes de sair pelos furos do chuveiro. Uma torneira do tipo cartucho precisará simplesmente de um novo, mas uma de carrapeta requer reparos mais intrincados. Se você não possui uma chave de soquete, chave de fenda Philips ou outras ferramentas necessárias, poderá contratar um técnico qualificado para fazer os reparos. Antes de iniciar os consertos, desligue a água fechando o registro próximo ao chuveiro ou no subsolo.

Outras pessoas estão lendo

Chuveiro

Depósitos minerais, aparas de cobre e fragmentos plásticos podem entupir o disco redutor de fluxo ou os furos do chuveiro, causando um som desagradável. Para procurar os detritos, desenrosque o chuveiro do cano na parede e retire de dentro o pequeno disco plástico. De acordo com o "Ask the Builder", você poderá remover os depósitos dos furos com um alfinete ou enxaguar o chuveiro em vinagre branco morno por algumas horas, escovando em seguida com uma escova dental. Enxague as peças, deixe a água correr pela tubulação para descarregar os detritos e monte o chuveiro novamente, enroscando-o no cano.

Carrapeta

Uma carrapeta solta ou desgastada na válvula conversora da torneira do chuveiro poderá ser a responsável pelo som. Após anos de uso ou acúmulo mineral, ela poderá ceder ou enrijecer. A água quente que sai pela torneira a amolecerá, produzindo um assobio durante o fluxo. É possível remover seu registro, o disco de acabamento e a haste da parede, removendo-a da válvula você mesmo; leve-a a uma loja de ferragens para encontrar uma substituta. Se preferir, poderá contratar um encanador para a verificação e substituição.

Cano estreito

A água flui rapidamente criando maior pressão em um cano estreito do que em um mais amplo. Compre um manômetro (medidor de pressão) em uma loja de ferragens e teste a pressão no encanamento que leva à torneira. Se o medidor fizer uma leitura acima de 30 kg por centímetro cúbico, você poderá diminui-la e eliminar o assobio através da troca por um cano ligeiramente mais largo. Por exemplo, deverá resolver o problema substituir um tubo de 1,25 cm (1/2 polegada) por um de 1,90 cm (3/4 de polegada), aproximadamente.

Rede de abastecimento

Caso o ruído ocorra ao abrir o chuveiro, o problema poderá ser mais profundo, na rede de abastecimento de água de sua casa. Conforme a água flui para seu chuveiro, depósitos minerais ou válvulas e carrapetas desgastadas nos canos produzirão o som. De acordo com 411 Plumb, um encanador poderá substituir carrapetas e válvulas, realizar uma descarga de ácido para reduzir acúmulos ou instalar uma cisterna de expansão para aliviar a pressão em seu aquecedor de água. Um isolante de tubos, como a manta de espuma de polietileno, minimizará os barulhos da rede de abastecimento e aperfeiçoará a eficiência energética em tubulações de água quente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível