O que causa aumentos de pressão em motores turbo?

Escrito por alexander eliot | Traduzido por jesse mourao

Um problema comum com motores turbo é um aumento súbito na pressão de alimentação quando o turbo inicialmente é carregado. Isto é conhecido como aumento de pressão. Alguns aumentos de pressão devem ser esperados com cada aplicação do turbo, devido à equalização da pressão do turbo sob aceleração súbita. No entanto, o aumento excessivo, que é mais comum em motores turbo modificados, pode danificar o turbocompressor e outros componentes do motor. Por esta razão, esse aumento deve ser diagnosticado o mais cedo possível.

Outras pessoas estão lendo

Turbocarregador danificado

A unidade do turbocarregador danificado é uma causa do aumento de pressão. Se o eixo do turbo ou os rolamentos são usados, a roda do turbo vai funcionar de forma inconsistente. Isso pode causar aumentos de pressão repentinos, bem como um pico de pressão do turbo inconsistente. Outra questão que provoca esses aumentos é o mal funcionamento da válvula de escape. Essa válvula permite que o excesso de gás escape para o turbocompressor em aceleração. Se a mola da válvula ou atuador estiverem com problemas, vai haver um fluxo inconsistente para o turbocompressor. Isso causará aumentos ou diminuições da pressão.

Vazamento na tubulação do resfriador interno

O ar pressurizado do turbocompressor é circulado através do sistema de tubulação do resfriador, antes de entrar no motor. Um tubo do resfriador solto ou outro vazamento permitirá que uma quantidade substancial de pressão do turbo escape do sistema. Se a pressão do turbo estiver constantemente monitorada, o turbocompressor vai tentar compensar esse vazamento, produzindo um aumento da pressão do turbo. A inconsistência da pressão, quando houver algum vazamento, fará com que ela aumente e permaneça inconsistente.

Aumento ou vazamento do vácuo

Assim como um vazamento no resfriador, qualquer aumento ou vazamento no vácuo, em qualquer outra parte do sistema do turbocompressor fará aumentar os vazamentos. O sistema de turbo apresenta várias linhas de vácuo conectadas ao longo dos várias componentes, a fim de monitorar e equalizar a pressão. Se essas linhas forem danificadas ou deslocadas, haverá vazamentos e aumentos de pressão. Os vazamentos em outros locais vão provocar aumentos de pressão. Os lugares comuns que impulsionam os vazamentos são os componentes que apresentam juntas de borracha ou acessórios, como o corpo de borboleta do motor e o coletor de admissão.

Outras causas

No tubo superior de resfriamento há uma válvula "blow-off" (respirador), que libera o excesso de pressão do sistema de turbo quando o acelerador do motor é levantado. As válvulas "blow-off" possuem um atuador que abre e fecha a unidade adequadamente sob pressão. Se este atuador estiver danificado ou mal definido, podem ocorrer aumento de vazamentos e de pressão. Se você tem um controlador de pressão sobressalente instalado em seu sistema, ele pode ser a fonte do aumento. Um controlador de pressão incorretamente instalado levará a aumentos de pressão.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media