O que causa bolhas em paredes de concreto?

Escrito por rebecca mecomber | Traduzido por matheus santos silva
O que causa bolhas em paredes de concreto?
Defeitos no concreto são normalmente resultado de instalação inapropriada (fresh concrete image by jimcox40 from Fotolia.com)

O concreto é um material poroso, amplamente usado para construção desde o tempo dos antigos romanos. O concreto é uma amalgama de materiais, normalmente composto de cimento portland, um agente de ligação, como areia ou cinzas e um agregado como o cascalho. A água adicionada à mistura de concreto cria uma reação química chamada hidratação que faz o concreto endurecer. Uma camada fina de um selante como argamassa é colocada sobre a superfície do concreto curado e cria uma barreira que protege o material poroso por baixo.

Defeitos no concreto incluem rachaduras, corrosão, desintegração e bolhas. As bolhas no concreto são bolsas cheias de água ou ar que se formam antes de o concreto curar completamente e depois que a superfície foi selada. As bolhas normalmente se formam pelas seguintes razões: vibração insuficiente, tempo de cura insuficiente e um subleito mal preparado.

Vibração insuficiente

A mistura líquida de concreto contém pequenas bolhas de ar; durante a instalação do concreto essa mistura é vibrada para aumentar a força do concreto e remover bolhas de ar presas. A vibração insuficiente cria uma camada muito grossa na superfície do concreto. O ar preso nele lentamente sobe para a superfície causando as bolhas.

Tempo de cura insuficiente

O concreto precisa de certo tempo de cura que depende do conteúdo dos materiais e da água, espessura da placa e condições atmosféricas como umidade. A cura apropriada permite que qualquer água e ar presos na mistura subam para a superfície para se soltarem. O concreto que foi selado prematuramente prende o ar e a água antes das condições do concreto permitirem que eles sejam soltos. Eles eventualmente sobem para a superfície do concreto mas não podem permear o selante.

Subleito insuficiente

Quando o subleito do concreto é mais frio que o nível superior, o topo do concreto endurece mais rápido que o nível superior. Se o concreto é instalado diretamente sobre laminações plásticas ou uma barreira de vapor, o subleito não pode absorver parte da água que sai do concreto. Isso prende o ar e a água nele, que eventualmente vão para a superfície para formar bolhas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível