on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que causa bolhas de ar em tintas?

Atualizado em 17 abril, 2017

Há muitas complicações possíveis ao pintar um novo projeto, e uma das mais comuns e frustrantes são bolhas de ar na tinta que seca. Entender como e por que as bolhas se formam é o primeiro passo para manter seu trabalho livre dessas visitas inconvenientes.

Bolhas de ar arruinam o visual profissional de um projeto (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Aplicação

A aplicação incorreta da tinta muitas vezes faz com que bolhas de ar fiquem presas entre a pintura e a parede, o que gera espuma ou depressões depois da secagem. Se a tinta for aplicada com pressa, grandes quantidades de ar ficam presas nela por conta de aplicações desajustadas. Ao usar um rolo, é importante usar uma cobertura com a textura apropriada. Usar uma textura mais pesada prende o ar na tinta durante a aplicação. O espalhamento excessivo da tinta também causa bolhas, pois a pintura fica fina demais, seca mais rápido e prende o ar dentro do produto final.

Loading...

Preparação

Aplicar a tinta sobre uma superfície de baixa qualidade ou não selada lhe dará uma textura bruta, com bolhas presas entre a parede e a tinta. Antes de pintar, um primer ou um selante devem ser aplicados. Dependendo da superfície e tinta, o tipo de selante pode variar. Todas as variedades de tintas aplicáveis para cada variedade de selante devem constar na lata do produto. Aplicar o selante minimiza a chance de bolhas ficarem presas entre a superfície e sua tinta, bem como o número de camadas usadas para alcançar uma cor viva.

Ambiente

Pintar durante temperaturas extremas pode fazer com que a tinta seque muito rápido ou congele. Secar mais rápido pode soar como vantagem, mas, na verdade, isso faz com que a tinta seque antes que as bolhas tenham tempo suficiente para escapar da tinta, deixando o resultado com marcas. Toda lata de tinta possui uma temperatura recomendada impressa na etiqueta.

Solução

Permita que o selante seque bem antes de começar a pintura. Uma vez que esteja seco, lixe-o e livre-se de bordas e de bolhas. Deixe a poeira assentar e limpe a superfície com uma toalha molhada antes de começar a pintar. Mexa a tinta lentamente antes de começar os trabalhos para permitir que bolhas grandes escapem. Ao pintar, preste atenção à superfície da tinta aplicada. Se perceber bolhas demais, vá mais devagar com a pintura.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...