O que causa cãibras graves nas pernas durante o sono?

Escrito por cindi pearce | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa cãibras graves nas pernas durante o sono?
Falta de potássio é apenas uma das causas de cãimbras noturnas (legs image by Stefan Jovanovic from Fotolia.com)

Cãibras noturnas nas pernas são definidas como súbitas e dolorosas contrações involuntárias dos músculos de suas pernas durante a noite. Normalmente, cãibras noturnas não têm nenhuma causa real, e são simplesmente um incômodo doloroso. Há momentos em que estas cãibras podem ser associadas a outras condições ou doenças que podem precisar de tratamento. Se você está preocupado com suas cãibras nas pernas à noite, consulte o seu médico.

Outras pessoas estão lendo

Flexão sem oposição

Cãibras noturnas nas pernas podem ser causadas por flexões do pé sem oposição na cama. Quando as pessoas dormem, os músculos de seus pés e panturrilhas se encurtam e se tornam vulneráveis a cãibras noturnas nas pernas. A cãibra geralmente ocorre na panturrilha, e o músculo da panturrilha pode visivelmente endurecer. Às vezes a cãibra é causada por uma contração voluntária. Você pode ter cãibras noturnas nas pernas em contexto de transpiração intensa de esforço prolongado, de hemodiálise, ou hipoglicemia. Se você estiver tomando bloqueadores dos canais de cálcio, isso pode causar cãibras noturnas.

Doença arterial periférica

A doença arterial periférica pode causar cãibras na perna. A DAP acontece quando a placa se acumula nas artérias. As artérias transportam sangue para todo o corpo e resultam em problemas se ficarem entupidas. A placa consiste em cálcio, tecidos fibrosos, gordura, colesterol e outras substâncias presentes no sangue. Quando a placa se acumula nas artérias, cria uma condição chamada de aterosclerose, e as artérias ficam mais estreitas e endurecem, impedindo o livre fluxo de sangue rico em oxigênio para as partes do seu corpo.

Diuréticos e cãibras nas pernas

Se você tomar pílulas de água, ou diuréticos, isso pode esgotar o seu corpo de potássio. Diuréticos ajudam o corpo a se livrar do excesso de água e sal (sódio), e dessa forma, fazem os rins colocarem mais sódio na urina. O sódio absorve a água a partir do sangue e isto diminui os níveis de líquido nos vasos sanguíneos. Este, por sua vez, tira um pouco da pressão das paredes das artérias, o que é bom para os indivíduos com certas condições. No entanto, a parte ruim é que essas pílulas causam estragos nos níveis de potássio. Baixos níveis de potássio podem causar cãibras na perna.

Mal de Addison e mal de Parkinson

O mal de Addison, que é causado por um mau funcionamento da glândula suprarrenal que possa ter ocorrido devido a uma hemorragia, pode causar cãibras noturnas nas pernas, de acordo com o site MedicineNet.com. Indivíduos que sofrem de mal de Parkinson frequentemente sofrem de cãibras noturnas nas pernas, diz a Clínica Mayo.

Superextensão e outros fatores

Segundo o Dr. Bhupinder K do site AskMedicalDoctor, a superextensão da perna durante o dia pode causar cãibras noturnas nas pernas. Se você estiver acima do peso ou desidratado, passando longos períodos de pé ao longo do dia ou têm níveis de sódio altos ou baixos em seu corpo, isso pode causar cãibras. Beber muito álcool e possuir doença hepática pode causar cãibras nas pernas, e a compressão do nervo também pode ser a causa.

Diabetes

Se você é diabético, poderá ter cãibras nas pernas durante o sono, bem como durante o dia. Se tomar insulina, isto pode reduzir os níveis de potássio, o que, por sua vez, pode provocar cãibras nas pernas. Os diabéticos também tendem a ter deficiências de magnésio e sódio, o que pode causar cãibras nas pernas.

Gravidez

As mulheres que estão grávidas, especialmente nos segundo e terceiro trimestres, muitas vezes experimentam cãibras noturnas. Isto é devido à pressão do útero sobre as veias que retornam o sangue de suas extremidades inferiores para o coração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível