O que causa cansaço após uma refeição?

Escrito por helen fitzgerald | Traduzido por max jahnke
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O que causa cansaço após uma refeição?
Cansaço depois de comer uma refeição pode sinalizar problemas de saúde (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A digestão é um processo que requer o fornecimento de sangue adicional para o estômago e trato digestivo, o que significa que há menos disponível para o fornecimento de sangue ao cérebro. Por isso é normal se sentir um pouco cansado por uma hora ou mais depois de fazer uma refeição, mas o cansaço extremo depois de comer pode ser causado por um problema de saúde não diagnosticado. Existem vários problemas de saúde que podem causar fadiga depois de comer que poderiam exigir atenção médica.

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Doença celíaca

A doença celíaca é uma anomalia do sistema imunológico relacionada com a digestão do glúten, o que faz com que o sistema imune ataque o revestimento do estômago após a ingestão dessa substância. Essa condição não diagnosticada pode ser fatal, por isso é importante consultar um médico se tiver sintomas após a ingestão de glúten. A melhor maneira de tratar a doença celíaca é eliminar tal substância de sua dieta. Há muitos produtos sem glúten disponíveis para venda, incluindo farinhas e cereais para fazer pão e biscoitos. Como muitos alimentos processados ​​contêm glúten, você deve estar vigilante em verificar os rótulos dos produtos antes de comprá-los.

Diabetes

Letargia e cansaço depois de comer é um sintoma comum de diabetes e até mesmo os diabéticos medicados podem sofrer de cansaço após as refeições se os níveis de medicação não estiverem corretos. Diabéticos devem prestar atenção ao que comem, porque os níveis elevados de açúcar no sangue podem resultar da ingestão de carboidratos, que provoca cansaço e falta de energia depois de comer. Consumir pequenas refeições e se alimentar com mais frequência muitas vezes corrige este sintoma, mas os níveis de medicação também precisam ser verificados pelo seu médico regularmente. Seguir uma dieta rigorosa e escolher alimentos com baixo teor de carboidratos, carnes magras, com pouca gordura ou produtos lácteos desnatados e incluir a abundância de frutas frescas e vegetais com pouco amido em sua dieta também é importante. Tente evitar alimentos processados, que muitas vezes contêm açúcares escondidos.

Fast food

Fast foods também podem causar fadiga depois de comer, mesmo em pessoas saudáveis, sem alergias ou problemas de saúde. Isso ocorre porque alimentos desse tipo frequentemente contêm açúcar refinado, farinhas e gorduras saturadas. As gorduras saturadas são difíceis para o corpo processar e exigem grandes quantidades de sangue e oxigênio para serem digeridas. Isto causa fadiga em muitas pessoas, já que o resto do corpo está sendo roubado de sangue e oxigênio quando o estômago está processando essas gorduras. Açúcar refinado também é encontrado em níveis elevados no sangue depois de comer muitos alimentos fast food.

Comida que causa inchaço

Inchaço após comer pode causar muitas vezes uma sensação de cansaço e fraqueza dos músculos. O inchaço pode ser causado por Candida, crescimento no intestino, parasitas intestinais, doença de Crohn, colite ulcerosa, bem como muitas outras alergias alimentares comuns. Os alimentos que normalmente causam inchaço incluem rafinose, um açúcar encontrado no repolho, feijão e couve de Bruxelas; cozinhar no entanto, reduz o sintoma efeito da rafinose. O trigo também provoca inchaço, especialmente quando as pessoas têm uma alergia a ele e ao glúten. As leguminosas também podem causar esse sintoma, porque elas são uma combinação de amido e proteínas.

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