Causa mais comum de vazamento de Freon em unidades centrais de ar condicionado

Escrito por tom nari | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causa mais comum de vazamento de Freon em unidades centrais de ar condicionado
A maior parte dos vazamentos de Freon é encontrada perto da unidade de condensação (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Poucas coisas são mais frustrantes do que ligar sua unidade central de ar condicionado num dia quente só para descobrir que há pouco ou nenhum ar frio passando pelo sistema. A maior parte das quedas na performance do ar condicionado são devidas a uma perda de Freon (fluido refrigerante). Um jeito de perceber se há um vazamento é examinar sua conta de luz. Um sistema vazando só 10% de seu refrigerante vai aumentar o valor da conta de luz em 20%. A maior parte destes vazamentos precisa ser examinada e consertada por profissionais autorizados.

Outras pessoas estão lendo

Vibração da unidade de condensação

Sistemas de ar condicionado central operam a partir de dois locais: o ventilador está localizado dentro de casa, enquanto o compressor e a unidade condensadora ficam do lado de fora. O compressor consiste numa potente unidade de motor e ventoinha abrigada num gabinete de metal. Quando o sistema está ligado, o motor do compressor trabalha quase 100% do tempo. Uma unidade exterior mal localizada pode gerar vibrações severas que podem fragilizar ou mesmo fraturar as linhas de refrigeração. Um sistema de ar condicionado bem instalado deve estar ancorado em isoladores de vibração, que absorvem o excesso de movimento, evitando que as vibrações passem pelo sistema e buscando um ponto de tensão para sair. Se você suspeitar de problemas com a vibração, examine os isoladores e substitua os que estiverem danificados ou gastos.

Danos físicos

Cortadores de grama, animais e crianças brincando são três das principais causas de danos aos sistemas de ar condicionado. Com o sistema de condensador e compressor localizado próximo da casa, estragos causados por um cortador de grama são possíveis. Cortadores que lançam os resíduos para fora podem jogar pedras e gravetos contra a unidade. Além disso, cortadores podem abalar a tubulação de cobre que liga o sistema à casa. Crianças devem ser proibidas de brincar em cima da unidade ou perto dela. Para reduzir as chances de danos físicos, deve ser construído um muro com três lados para proteger o sistema de estragos; deixe bastante espaço para ventilação.

Pontos de tensão

Diversos pontos de tensão estão localizados num sistema de ar condicionado, incluindo pontos de solda ao longo dos tubos de cobre que se comunicam com a casa. O melhor teste para um vazamento é um teste de isolamento de nitrogênio que divida o sistema em quatro seções. Na maior parte dos casos, os pontos de tensão que costumam vazar são os acessos de instalação, também conhecidos como válvulas de serviço. Localizados perto do chão no compressor, os acessos de instalação se parecem com os encaixes de ar num pneu e são usados para o diagnóstico de carga e descarga do sistema. Certifique-se de que as válvulas tenham uma tampa que esteja bem presa. Se a tampa estiver no lugar, você pode colocar um pouco de água com sabão na válvula e procurar por bolhas de ar enquanto o sistema estiver ligado. Se você suspeitar de um vazamento na válvula de serviço, chame um profissional que possa diagnosticar e consertar o problema rapidamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível