Qual é a causa da constante tosse seca do meu cachorro de 16 anos?

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por isadora de oliveira grotti silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a causa da constante tosse seca do meu cachorro de 16 anos?
Um cão idoso com uma tosse constante requer cuidados veterinários (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Quando garganta, pulmões ou vias respiratórias de um cão estão irritados, surge uma tosse. Um cão de 16 anos de idade sofrendo com uma constante tosse seca, que não produz muco ou catarro consistentes, pode sofrer de uma variedade de condições médicas. Leve-o a um veterinário para obter um diagnóstico e tratar a doença oculta que está causando a tosse seca.

Outras pessoas estão lendo

Tosse dos Canis

A Tosse dos Canis descreve uma condição causada por uma combinação de infecções bacterianas e virais. Esta forma canina de bronquite provoca inflamação da laringe e da traqueia do cão e uma tosse seca persistente, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais dos EUA. Um cão mais velho pode pegar esta doença altamente contagiosa em uma creche canina, um canil ou um parque para cães. Se seu cachorro não estiver em dia com suas vacinas para parainfluenza, bordetella e adenovírus-2, é mais provável que pegue a tosse canina. Para tratar esta doença em um cão mais velho, seu veterinário pode recomendar o uso de antibióticos para prevenir que a infecção transforme-se em pneumonia.

Qual é a causa da constante tosse seca do meu cachorro de 16 anos?
Mantenha as vacinas do seu cão em dia (Jupiterimages/Digital Vision/Getty Images)

Colapso traqueal

O colapso traqueal afeta principalmente cães idosos de raças pequenas com excesso de peso, tais como Yorkshire Terriers, Spitz Alemão, Chihuahuas, Poodles e Malteses, disse o Dr. Arnold Plotnick, do site "PetPlace.com". Esta doença obstrui as vias respiratórias, causando uma tosse seca que soa como um grasnido de ganso. Se seu cão idoso tosse em espasmos e a condição piora durante exercícios, isso pode indicar colapso traqueal. O tratamento inclui um regime, administração de esteroides, antibióticos ou sedativos e, em casos graves, cirurgia. Quando passear com ele, previna engasgos e o agravamento da situação usando uma coleira peitoral em vez de uma no pescoço.

Qual é a causa da constante tosse seca do meu cachorro de 16 anos?
Prefira coleiras peitorais (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Doença cardíaca

A doença cardíaca valvular crônica envolve a degeneração e aumento das válvulas cardíacas. Esta doença progressiva afeta cães mais velhos, geralmente de raças menores, incluindo Poodles, Yorkshires Terrier, Schnauzers, Cocker Spaniels e raças misturadas, de acordo com o site "PetPlace.com". A doença leva ao alargamento do coração, que coloca pressão sobre suas vias respiratórias, causando uma tosse seca. A doença cardíaca valvular crônica também pode causar uma parada cardíaca e levar a um edema nos pulmões se não for tratada. Um veterinário consegue diagnosticar esta condição com um eletrocardiograma e um ecocardiograma. O tratamento inclui a administração de diuréticos, inibidores da angiotensina, drogas inotrópicas positivas e uma dieta com restrição de sal, afirma PetPlace.com.

Qual é a causa da constante tosse seca do meu cachorro de 16 anos?
A doença cardíaca pode causar uma parada cardíaca (Dean Golja/Digital Vision/Getty Images)

Câncer de pulmão

Em um cão de 16 anos de idade, um veterinário irá considerar a possibilidade de câncer de pulmão como a causa da tosse seca, devido à idade do cachorro. O câncer de pulmão geralmente se origina em outro órgão e é transferido para os pulmões através do fluxo de sangue entre os pulmões e o órgão afetado, de acordo com Washington State University College de Medicina Veterinária. Um exame de sangue e radiografia de tórax ajudarão a identificar se o câncer é a causa da tosse. O tratamento inclui cirurgia para remover quaisquer tumores singulares que se originarem nos pulmões ou o uso de medicamentos anticâncer para controlar a propagação da doença.

Qual é a causa da constante tosse seca do meu cachorro de 16 anos?
A causa da tosse pode ser câncer de pulmão (Janie Airey/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível