O que causa cristais de gelo em comida congelada?

Escrito por amanda lynch | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa cristais de gelo em comida congelada?
Cristais de gelo em sua comida congelada pode significar uma queda na qualidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cristais de gelo são comuns em alimentos congelados. Formados durante o processo de congelamento, pequenos cristais de gelo na superfície são normais e esperados. Grandes cristais de gelo na comida congelada podem afetar a textura e o sabor de seus pratos, por isso é melhor evitá-los, se possível.

Outras pessoas estão lendo

Por que cristais de gelo se formam

A razão mais comum para formar grandes cristais de gelo na sua comida congelada é um congelamento lento e desigual. Os cristais de gelo não se formam durante o congelamento mais rápido, porque as moléculas de alimentos não podem formar um floco de gelo de seis lados antes do congelamento estar completo. Congelamentos mais lentos causam grandes cristais de gelo, tornando-os mais consistentes, o ​​que causa danos ao alimento. No caso de frutas frescas e vegetais, cristais de gelo podem se formar porque o alimento não foi seco completamente. Essa água extra sobre as superfícies das frutas e vegetais, eventualmente deixa o produto sem consistência.

Evite a formação de cristais de gelo

Você não quer ter a preocupação de congelar os alimentos para depois acabar com uma comida sem consistência. Evite a formação de grandes cristais de gelo seguindo as seguintes etapas: estimule a comida a se congelar rapidamente. Se o seu freezer tem uma prateleira de rápido esfriamento, use-a para itens que deseja congelar. Nunca empilhe-os, ao invés disso, distribua-os em todo o freezer para permitir que o congelamento seja mais uniforme. Quando os itens estiverem congelados, poderá movê-los e empilhá-los como quiser. Seque bem os alimentos frescos antes do congelamento. Se está congelando morangos ou vagem do seu jardim, é importante ter certeza de que estejam completamente secos para evitar a formação de cristais de gelo. Mantenha o freezer a -15 ºC ou abaixo desse valor, se possível, porque as temperaturas mais baixas mantêm os alimentos congelados mais estáveis.

Outros fatores que afetam a qualidade

Você pode ter eliminado quase todos os cristais de gelo dos seus alimentos congelados, mas isso não significa que a qualidade será a melhor. Para garantir que o congelamento afete o mínimo possível a qualidade dos seus alimentos, escalde os legumes. Um rápido mergulho em água fervente pode ajudar os vegetais frescos a ficarem no seu auge por mais tempo, pois a água inativa enzimas que incentivam a degradação dos vegetais. Elimine o ar, se possível, usando um pote de fechamento a vácuo ou enrole-os em papel filme. Não descongele e congele novamente, pois isso pode causar uma queda na qualidade e até mesmo na segurança dos alimentos, permitindo a reprodução de bactérias.

Dica de segurança sobre os cristais de gelo

Ocasionalmente, você pode ter um freezer com um mau funcionamento inesperado enquanto estiver viajando ou seu freezer pode se descongelar devido a uma queda de energia. Isso pode ser perigoso, porque se o congelador começa a trabalhar de novo ou a energia é restaurada, pode ser difícil determinar se ocorreu o degelo. Cristais de gelo podem ser sua única indicação, mas é pouco provável que você os tenha memorizado em seus alimentos congelados. Para evitar esse dilema, coloque um saco plástico selado de cubos de gelo no freezer antes de sair da cidade. Se ocorrer um degelo, os cubos de gelo derreterão e voltarão a congelar como um bloco sólido, mostrando-lhe que precisa realizar uma limpeza no freezer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível