Mais
×

O que causa deformidades nas unhas dos dedos dos pés?

Atualizado em 19 julho, 2017

As unhas protegem os dedos das mãos e as bases das unhas dos pés de traumas moderados do dia-a-dia. Localizadas nos pés, suas unhas sofrem estresses constantes decorrentes de atividades motoras, que podem resultar em formação de cristas. Estas cristas são pequenas linhas salientes que se estendem pela superfície das unhas. Elas não são apenas um detalhe feio — em alguns casos, elas podem ser um indicativo de sérios problemas de saúde e em outros casos, elas podem ser inofensivas e a culpa, neste caso, é dos seus genes.

Força bruta ou pressão sobre as unhas podem desfigurá-las, levando à formação de cristas e superfícies desuniformes (Stinkefüße image by MoniP from Fotolia.com)

Machucados

Força bruta ou pressão sobre as unhas podem desfigurar suas bases, levando à formação de cristas e superfície irregular. A exposição excessiva à água pode ser também um fator que contribui com o problema, por exemplo, se o seu trabalho envolve lavar louça ou se você trabalha no departamento cirúrgico e lida muito com água. A aplicação de esmaltes ao longo dos anos pode tornar as unhas frágeis e enfraquecidas. A retirada constante das cutículas dá um visual estriado às unhas, lembrando cristas.

A aplicação de esmaltes ao longo dos anos pode tornar as unhas frágeis (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Infecção

Infecções fúngicas, especialmente uma infecção cutânea comum chamada líquen plano, alteram a cor das unhas, seu formato e sua textura. Verrugas virais podem mudar o formato das unhas. Uma vez que os pés estão constantemente expostos à áreas de grande tráfego, estas verrugas aparecem principalmente nos dedos dos pés.

Os pés estão constantemente expostos a áreas de grande tráfego (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Doenças

Doenças graves, cirurgias ou malnutrição podem causar depressões horizontais nas unhas, chamadas linhas de Beau. A coiloníquia, uma doença de unhas caracterizada por cristas elevadas e unhas curvas, pode ser induzida pela anemia devido à deficiência de ferro. Outras enfermidades que podem alterar a aparência das unhas incluem a amiloidose sistêmica, a artrite reumatoide e o eczema.

Doenças graves, cirurgias ou malnutrição podem causar depressões horizontais nas unhas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Venenos

O envenenamento por arsênio pode resultar em linhas esbranquiçadas e cristas horizontais.

O envenenamento por arsênio pode causar problemas às unhas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Causas naturais

A idade pode causar a formação de cristas nas unhas. Elas têm as tendência a se tornarem frágeis ao longo do tempo, o que as deixa suscetíveis a várias doenças que afetam sua saúde. Você pode ter boa saúde e ainda assim apresentar a doença. Neste caso, você pode apresentar predisposição genética a esta anomalia. O estresse agudo, de origem tanto psicológica, como física, pode também ser responsável pela doença.

O estresse também afeta a saúde das unhas (Visage/Stockbyte/Getty Images)

O que fazer

Cristas verticais geralmente causam pouca preocupação. As horizontais, por outro lado, podem sugerir a existência de outros problemas. Para obter um diagnóstico correto e receber tratamento apropriado, marque uma consulta com seu médico.

Para obter um diagnóstico correto e receber tratamento apropriado, marque uma consulta com seu médico (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article