O que causa dor e inchaço nos olhos

Escrito por mary earhart | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa dor e inchaço nos olhos
As lentes de contato devem ser usadas corretamente para prevenir lesões na córnea (green lens 2 image by Bosko Martinovic from Fotolia.com)

A dor nos olhos que não melhora com lavagem e nem com um pouco de descanso pode ser o sintoma de uma doença grave, especialmente se vier acompanhada de inchaço ou visão turva. Os tecidos moles ao redor dos olhos normalmente incham em resposta à irritação ou ao trauma. Sempre que surgir algum problema relativo à saúde dos olhos, consulte um oftalmologista ou outro profissional médico.

Outras pessoas estão lendo

Terçol

O terçol, uma infecção autolimitada nas glândulas que revestem a borda da pálpebra, provoca dor, inchaço e uma lesão que se parece com uma espinha. O termo médico para essa condição é hordéolo. A bactéria staphylococcus aureus é o patógeno mais comum causador do terçol. Para acelerar o processo de cicatrização dessa doença ocular tão comum, aplique compressas quentes e úmidas, por 15 minutos, quatro vezes ao dia. A transmissão dos germes do nariz para os olhos é a causa mais provável do aparecimento do terçol em crianças, mas a contaminação por essa bactéria também pode ocorrer com o compartilhamento de toalhas contaminadas ou de itens de maquiagem. Às vezes, a infecção se forma dentro da pálpebra, uma situação que requer cuidados médicos.

Lesão

A córnea é um tecido transparente que reveste a parte frontal do olho na frente da íris e das lentes. O uso excessivo de lentes de contato mal adaptadas, o pó, ou a exposição à radiação ultravioleta, devido à exposição ao sol, podem causar o desgaste superficial desse órgão. Os sintomas da lesão da córnea incluem dor, pálpebras inchadas, sensação de areia nos olhos e visão turva. Lesões graves que penetram a córnea podem levar à perda da visão. As lesões da córnea, independentemente da natureza, devem ser tratadas para prevenir o surgimento de infecção.

A distrofia de Fuch

A distrofia de Fuch é uma doença hereditária dos olhos, que altera a estrutura e a função da córnea causando dor, inchaço e a perda da visão. Esse distúrbio afeta mais as mulheres do que os homens. Em geral, surge após os 40 anos e geralmente afeta os dois olhos. De acordo com o Ohio Lions Eye Research Foundation, a distrofia de Fuch progride de forma lenta, normalmente, a partir dos 25 anos e pode ser tratada com transplantes de córnea.

Herpes

O vírus da herpes zoster causa a catapora. Em adultos que tiveram varicela, o vírus permanece incubado nas fibras nervosas perto da superfície da pele. Quando um indivíduo está sob condições que comprometem o sistema imunológico, como o stress ou problemas de saúde, o vírus pode tornar-se ativo causando a erupção de feridas dolorosas, ou de herpes, ao longo das vias nervosas. As lesões de herpes no rosto podem invadir os olhos causando vermelhidão, inchaço nas pálpebras e dor. O uso de medicamentos antivirais e esteroides podem evitar que essa doença, conhecida como herpes zoster opthalmicus, deixe cicatrizes que comprometam a visão. Desenvolver herpes no olho também pode causar o surgimento do glaucoma, uma doença que, se não tratada, provoca cegueira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível