Saúde

O que causa dor na lateral dos pés?

Escrito por elizabeth baker | Traduzido por guilherme ferreira
O que causa dor na lateral dos pés?

O que causa dor na lateral do pé?

feet image by BVDC from Fotolia.com

Se você sofre de dor na lateral do pé, atividades diárias podem se tornar insuportáveis. Mas com o diagnóstico e tratamento corretos, você pode voltar a sua vida normal dentro de semanas. As causas variam desde calçados impróprios a problemas médicos como diabetes e artrite.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Em geral, o problema é caracterizado por uma dor chata, insistente ou aguda que começa no calcanhar e se espalha pela lateral do pé. A dor intensifica conforme você faz as atividades diárias. Caminhar, ou aplicar pressão nessa área, pode ser desconfortável e até insuportável. A dor pode ficar pior em certas horas do dia. Dependendo da posição em que dorme, você pode sentir a dor durante a noite também.

Calçados Impróprios

A causa mais comum é proveniente dos calçados. Seus sapatos, por exemplo, podem estar apertados demais para deixar que seus dedos se espalhem por igual. Você pode usar demais certos sapatos, como os de salto alto, que forçam músculos particulares no pé. Compre calçados que forneçam um espaço amplo para o peito do pé e suficiente para seu pé se mover.

Ferimento no Tendão de Aquiles

Sendo o maior tendão do corpo, o tendão de Aquiles é uma área comum de ferimento. Embora o tendão esteja localizado primeiramente no calcanhar, ele também passa pelos músculos da lateral do pé. Ferimentos no tendão podem causar uma dor que se irradia pela lateral do pé. A dor pode diminuir com descanso e massagem; casos mais sérios necessitam fisioterapia ou exercícios de fortalecimento. Consulte um médico se a dor persistir.

Problemas Médicos

Dor na lateral do pé também pode ser resultado de problemas médicos subjacentes, inclusive diabetes e artrite. A maioria dos pacientes que sofrem de diabetes passam por neuropatia diabética pelo menos uma vez na vida; dependendo do nervo afetado, pode-se apresentar sintomas como dor e dormência nas extremidades. Osteoartrite e artrite reumatoide geralmente causam dor nas juntas, inclusive tornozelo e joelho. Nesses casos, pacientes podem compensar andando diferentemente e talvez forçar músculos da lateral do pé. A artrite reumatoide é três vezes mais comum em mulheres do que em homens e os sintomas geralmente ocorrem após os 50 anos.

Causa Adicionais

O pé é composto por 33 juntas, 26 ossos e centenas de nervos, ligamentos e músculos, então diagnosticar a causa de dor no pé é geralmente muito complicado. Atividades repetitivas, inclusive pular, correr ou chutar, constantemente força áreas particulares, que pode levar a dor aguda na lateral do pé ou na base do calcanhar. Dor contínua também pode ser o resultado de uma fratura não diagnosticada do osso.

Tratamento

Consulte um médico se a dor não passar dentro de semanas. Se o seu médico não conseguir diagnosticar o problema, vá a um podólogo. Na maioria dos casos, a dor passa com descanso mas, as vezes, fisioterapia ou até cirurgia são necessários.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media