on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que causa dores na mandíbula e nos gânglios linfáticos?

Atualizado em 23 março, 2017

Se você estiver sentindo dor nos gânglios linfáticos e na mandíbula, é importante prestar atenção em outros sintomas para determinar a causa da dor. Infelizmente, diversas doenças podem provocar dor na mandíbula e nos nódulos linfáticos.

Mandíbula (Image by Flickr.com, courtesy of Steve Snodgrass)

Disfunção da articulação temporomandibular (ATM)

Destacam-se como sintomas da ATM a dor no maxilar e ao redor da orelha, juntamente com a dificuldade em mastigar. Em casos graves, um som de clique ao abrir ou fechar a mandíbula também poderá ser percebido, juntamente com dores nos gânglios linfáticos desta região.

Loading...

Alveolite

A alveolite pode ocorrer após uma extração de dente na qual os ossos e os nervos ficam expostos. A condição é caracterizada por uma dor intensa na boca e maxilar, juntamente com inchaço dos nódulos linfáticos em torno do pescoço.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, cujos sintomas incluem dor de cabeça e pressão na área dos olhos, nariz, queixo e bochecha. No entanto, se ela não for tratada, pode também causar inchaço e dor nos gânglios linfáticos.

Mononucleose

Mononucleose, ou "mono", é uma infecção viral que acomete crianças e jovens. Ela é caracterizada por inchaço nos nódulos linfáticos, febre alta, dor intensa na garganta e na mandíbula, fraqueza e fadiga.

Solução

Para aliviar a dor, evite movimentos que forcem a mandíbula, como falar e mastigar em excesso. Portanto, consuma alimentos macios, que não exijam muitos movimentos do maxilar. Além disso, massagear a mandíbula e aplicar uma compressa quente nos nódulos linfáticos doloridos podem aliviar a dor.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...