O que causa a elevação dos níveis de creatinina?

Escrito por patrick cameron | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa a elevação dos níveis de creatinina?
Lidando com níveis elevados de creatinina (Biologie : Muscles en 3D image by Michael Mulkens from Fotolia.com)

Chamada de fonte da juventude, a creatinina é uma substância mágica capaz de manter o corpo mais jovem, mais forte e mais ágil. Esse elemento é um aminoácido natural que tem demonstrado construir a resistência nos seres humanos. Embora ela seja fabricada pelo organismo, o nível de creatinina no corpo depende do nível de atividade do indivíduo e, quando essa substância é encontrada em níveis elevados, isso pode indicar um problema.

Outras pessoas estão lendo

Níveis elevados de creatinina e a função renal

Os rins são fundamentais para entender por que o nível de creatinina de uma pessoa está alto. Muitas vezes, um nível elevado dessa substância aponta diretamente para o sistema de filtragem do corpo e como esse sistema está funcionando. Uma das maiores preocupações é quando há uma diminuição da função renal.

Mais músculos, níveis mais elevados

Como a creatinina é um ácido que ajuda a função muscular, então naturalmente ela está em maior quantidade no organismo daqueles com músculos mais desenvolvidos. Portanto, os níveis dessa substância são mais elevados em indivíduos mais jovens, com músculos mais bem definidos. Os bebês e os idosos naturalmente terão níveis mais baixos de creatinina.

Pressão arterial, hipertensão e diabetes

A hipertensão, que é a pressão arterial elevada, e o diabete podem causar danos à capacidade de filtração do corpo. Essa é a principal função dos rins. Quando essa função fica danificada, os níveis de creatinina podem ficar acima das taxas normais e tudo isso tem uma forte ligação com a função renal. Então, quando esse nível estiver elevado, isso poderá ser uma importante indicação de que algo está errado com seu organismo, incluindo a forma como você está tratando seu corpo e a qualidade dos alimentos que está ingerindo.

Verificando os níveis de creatinina

Os médicos contam com vários procedimentos para determinar os níveis de creatinina de uma pessoa. Para obter uma boa medição da função renal do paciente, é realizado um teste de liberação de creatinina. Esse exame envolve a aplicação de uma fórmula para determinar o nível dessa substância no sangue em relação à quantidade presente na urina, por um período de 24 horas.

Outros exames

Um nível elevado da substância por si só não fornece as informações necessárias aos médicos. Outros exames precisam ser realizados para entender exatamente o que está acontecendo no corpo e por que ele está produzindo mais creatinina ou simplesmente não está filtrando a atual. Testes como um exame de urina para determinar o conteúdo químico e biológico juntamente com raios-x ou exames de imagem fornecerão informações mais completas e permitirão que os médicos identifiquem o que está causando a elevação do nível de creatinina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível