Saúde

O que causa falhas na barba?

Escrito por francine juhasz | Traduzido por marcelo couto
O que causa falhas na barba?

Uma barba irregular não precisa causar preocupações.

human face image by Stanisa Martinovic from Fotolia.com

Perda de pelos na barba, especialmente falhas circulares, pode ser causada por uma condição chamada alopecia areata barbae. Essa condição é considerada uma doença autoimune porque o sistema imunológico ataca, por engano, os folículos capilares em formato circular, dos quais os fios crescem. O porquê de isso acontecer ainda é desconhecido, mas acredita-se que a doença seja geneticamente. Outras causas podem incluir desequilíbrio hormonal, micose, infecção dentária ou estresse.

Outras pessoas estão lendo

Desequilíbrio hormonal

De acordo com o U.S. National Library of Medicine e o National Institutes of Health, a causa de falhas na barba, ou alopecia areata barbae, é desconhecida. Acredita-se que a genética seja um gatilho para a doença, já que um quinto das pessoas com essa condição possuem histórico de alopecia na família. Isto não é verdade se as falhas na barba aparecerem desde o começo do seu crescimento. Nos adolescentes, a primeira barba costuma vir com falhas, pois os folículos capilares amadurecem em diferentes épocas. Também, os hormônios controlam o crescimento da barba, e disfunções hormonais podem prejudicar o crescimento dela. Os hormônios masculinos não se estabilizam até que o indivíduo tenha, pelo menos, 30 anos de idade e muitas falhas desaparecem até essa idade.

Micose

Embora não seja comum, é possível desenvolver micose na barba. Essa infecção não é causada por um verme, mas por um fungo que vive na camada superior da pele. A micose é contagiosa e o portador, que não apresenta a doença, pode ser um ser humano, cães ou gatos. A barba infectada por essa doença apresenta falhas. Normalmente, as falhas se desenvolvem para fora, enquanto que o centro se cura. Às vezes, mas nem sempre, é formado um padrão em forma de anel. Se a infecção for grave, a pele irá ficar vermelha, com crostas, inchada, com bolhas e dolorosa. A micose na barba é facilmente tratada com medicamentos prescritos como a griseofulvina.

Infecção dentária escondida

Como relatado pelo Science Daily em 2007, uma pesquisa no Departamento de Estomatologia da Universidade de Granada estabeleceu, pela primeira vez, uma relação entre a alopecia areata e doenças dentárias. Os professores Montoya e Soriano, em Granada, descobriram que as falhas de barba na pele podem ser causadas por uma infecção dentária escondida. Eles também descobriram que essas falhas não aparecem sempre na mesma região da infecção. Na verdade, elas podem ficar bem longes do local infeccionado. Acredita-se que o problema seja uma reação do sistema imunológico. Quando há uma infecção em algum dente, o sistema imunológico ataca, por engano, os folículos capilares da barba.

Estresse

Assim como o estresse físico ou emocional pode causar a calvície na cabeça e pode fazer cair cerca de 1/2 à 3/4 dos cabelos de um homem, acredita-se que o estresse emocional é um fator não-comprovado no desenvolvimento de uma barba irregular. Após passar por um estresse repentino ou considerável, o cabelo de um homem pode cair em grandes quantidades, uma condição chamada de eflúvio telógeno. O estresse e a queda de cabelo não são geralmente associados porque a queda pode continuar de semanas até meses após o desaparecimento do estresse. Embora sem comprovação, às vezes o estresse pode ser considerado um fator para a barba irregular.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media