O que causa ferrugem no tomate e como eliminar o problema?

Escrito por kristi waterworth Google | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa ferrugem no tomate e como eliminar o problema?
Previna a disseminação da ferrugem só trabalhando em sua horta quando as plantas estiverem secas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Há algo mais frustrante do que trabalhar arduamente para planejar, plantar e cuidar de uma horta só para depois perder frutas e plantas por doenças, fungos e pragas? A ferrugem do tomate é um dos mais sérios problemas que os horticultores domésticos podem encontrar, e sua eliminação pode ser difícil. Existem três tipos reconhecidos causados por distintos organismos. Felizmente, quando detectadas precocemente, essas doenças podem ser tratadas prevenindo os surtos futuros.

Mancha foliar por Septoria

A mancha foliar por Septoria é causada por uma espécie de fungos chamada Septoria lycopersici. As frutas raramente são afetadas, mas as folhas, em especial as inferiores, podem sofrer tremendamente. O fungo provoca pequenas manchas nas folhas e caules, geralmente com centros amarronzados. As folhas afetadas normalmente morrem, reduzindo assim a capacidade de produção de frutos da planta.

Mancha precoce

A mancha precoce é causada pelo fungo da espécie Alternaria solani. Assim como no caso da mancha foliar por Septoria, essa condição afeta as folhas inferiores da planta. Aparecendo após uma grande produção de frutas, as folhas desenvolverão manchas semelhantes a olhos de boi, com faixas alternadas negras e marrons. Logo as folhas amarelecem e caem. A ferrugem precoce também afeta caules e frutas. As frutas afetadas geralmente caem antes de amadurecer e apresentam manchas negras na extremidade de sua haste.

Ferrugem tardia

A ferrugem tardia é causada por um organismo semelhante a um fungo chamado Phytophthora infestans. Manchas de aparência úmida começam a surgir nas bordas das folhas e se espalham para a parte central, logo se tornando negras e coriáceas. Em climas úmidos, essas manchas também podem apresentar o crescimento de esporos flocosos brancos na superfície inferior da folha. A doença ataca as frutas implacavelmente e causa grandes áreas firmes e marrons.

Prevenção de ferrugem

Infelizmente, depois que a ferrugem se torna visível, pode ser tarde demais para salvar a safra de tomates. Mas, se você vive em uma área em que a ferrugem é um problema, adote algumas medidas para reduzir o risco. Acima de tudo, não deixe tomateiros velhos na horta após a colheita. Arranque-os e destrua-os, ou enterre-os a uma profundidade suficiente para sufocar quaisquer esporos fúngicos. Destrua todas as mudas voluntárias que surjam na primavera, uma vez que podem estar infectadas. O uso de variedades de tomates resistentes à ferrugem pode ajudar a controlar o problema. Coloque estacas nos tomateiros e deixe bastante espaço entre as plantas para a circulação de ar para evitar a criação de condições favoráveis aos fungos.

Controlando a ferrugem

A ferrugem é muito mais difícil de controlar do que prevenir. Porém, se você estiver nessa infeliz circunstância, comece por destruir todas as plantas afetadas. Arranque-as ao meio-dia, quando o jardim está mais seco e os raios ultravioleta (UV) são mais fortes. Os esporos da ferrugem não sobrevivem por muito tempo nas plantas hospedeiras e os raios UV podem destruí-los. Elimine plantas saudáveis que ficam próximas às afetadas para criar uma barreira de transmissão fúngica. Aplique fungicida a intervalos de cinco a 14 dias e faça rodízios de famílias de substâncias químicas fungicidas a cada aplicação para prevenir o desenvolvimento de resistência por parte do fungo da ferrugem. Os fungicidas recomendados são os sprays de cobre, clorotalonil, bicarbonato potássico, ziram e azoxistrobina. Verifique no rótulo da embalagem as instruções referentes à aplicação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível