Saúde

O que causa uma gosto amargo na boca

Escrito por holly huntington | Traduzido por márcia burke
O que causa uma gosto amargo na boca

Um gosto estranho na boca pode ser amenizado

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Um gosto estranho na boca pode ser irritante. Isso pode ser o resultado de uma série de coisas: mudança de produtos dentífricos utilizados em casa, comer uma refeição exótica ou apimentada, ou mesmo o uso de medicamentos. Mas alguns gostos incomuns na boca são o resultado de envenenamento e, por isso, é importante descobrir por que isso está acontecendo. Por exemplo, um gosto de sabão pode ser o resultado de ingestão excessiva de flúor (fluoreto de sódio), que pode ser tóxico para a saúde, de acordo com o "Center for Disease Control" (Centro de Controle de Doenças).

A definição do fluoreto de sódio

Se procurar a definição de fluoreto de sódio em sites médicos comuns, você encontrará uma referência à fluoretação da água na definição, bem como o apoio de seu uso na prevenção de cárie dentária. No entanto, o dicionário Miriam-Webster dá uma definição mais assustadora: "um sal cristalino venenoso (NaF), que é usado em quantidades vestigiais de fluoretação da água potável e dentífricos, em metalurgia, como fundente, e como um pesticida. " Para aqueles que têm assumido que o flúor em cremes dentais e na água da torneira é uma coisa boa, a definição do dicionário faz refletir um pouco, já que afirma expressamente que "apenas quantidades vestigiais" devem estar presentes na água potável e no creme dental. Além disso, afirma que o fluoreto de sódio é usado em pesticidas e é considerado tóxico certamente quando ingerido em grandes quantidades. Mas o que o fluoreto de sódio tem a ver com ter um gosto de sabão na boca? Um pouco, na verdade, uma vez que gosto de sabão pode indicar que você tem ingerido muito da substância e está agora em risco de ter sintomas mais graves.

Centro de Controle de Doenças (CDC)

O Centro de Controle de Doenças (CDC), cuja sede está localizada em Atlanta, Georgia, adverte contra o envenenamento de fluoreto de sódio e alerta que um dos sintomas desse tipo de intoxicação é um gosto de sabão na boca. De acordo com o CDC, o gosto pode ser o primeiro indicador de envenenamento por fluoreto de sódio. Por vezes, essa sensação é também acompanhado por um sabor salgado, devido ao componente de sódio desse sal cristalino. Mas o gosto de sabão na boca não será o único problema, se for mesmo uma consequência de envenenamento por fluoreto de sódio. Sintomas adicionais — e mais graves — geralmente ocorrem em pessoas que tenham ingerido muita quantidade: colapso, choque, dormência na boca, vômitos, diarreia, dilatação das pupilas e palidez.

Outras fontes de fluoreto de sódio em casa

Além dos meios mais comuns de intoxicação de fluoreto de sódio (beber água de torneira com demasiado flúor nela, receber muitos tratamentos de flúor no consultório dentário, ou uma combinação dos dois), o envenenamento é também uma consequência de alimentos secos contaminados: leite em pó, farinha, fermento em pó, e até mesmo misturas para bolos. Esses produtos podem conter insecticidas ou rodenticidas encontrados no fluoreto de sódio e que representam um perigo para a saúde.

Diagnóstico

De acordo com o CDC, testes de laboratório devem ser feitos em vômito ou lavagem gástrica se os sintomas graves acima mencionados estiverem presentes (colapso, choque, vômitos, diarreia, etc). Isso ajudará na detecção e diagnóstico de envenenamento por fluoreto de sódio. Essa condição médica não é contagiosa, mas o teste ajudará a apontar adequadamente a razão para os sintomas e ajudar na prevenção de uma outra ocorrência, uma vez que você pode tomar medidas para eliminar esse produto químico de sua casa e do corpo no futuro.

Tratamento

Se estiver com um gosto e sabão na boca, mas sem os outros sintomas acima mencionados, você pode descartar um caso mais grave de intoxicação por fluoreto de sódio — e colocar um fim a essa sensação desagradável — sozinho, sem o auxílio de um médico. Só é preciso reduzir a quantidade de água que bebe da torneira diariamente (ou ter a água da torneira verificada quanto aos níveis de flúor, que podem precisar ser reduzidos em sua companhia de água). Além disso, reduzir o uso do flúor em casa ou no tratamento dentário seria uma opção sábia (depois de discutir com seu dentista, é claro), além de mudar o creme dental para um que não contenha muito flúor. De acordo com o CDC, não há opções de tratamento caseiro para aqueles que estejam com esse gosto amargo devido ao envenenamento por fluoreto de sódio. No entanto, a eliminação desse produto químico de sua casa e de sua dieta seria uma conclusão lógica. Mas se você ou alguém que conheça estiver com os sintomas mais graves descritos acima (choque, colapso, boca dormência), ajuda médica profissional é necessária, para o bem dessa pessoa.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media