O que causa um gosto ruim na cerveja?

Escrito por casandra maier | Traduzido por juliano burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa um gosto ruim na cerveja?
A cerveja exposta ao sol por um longo período terá um sabor ruim (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Ao contrário de comidas rançosas, a cerveja não estraga. Você não pode ficar doente bebendo uma cerveja ruim, no entanto existem diversas reações químicas que podem dar um gosto nada agradável na cerveja. A cerveja ruim é rançosa, azeda e muito amarga. Entender as causas pode ajudar a prevenir a desagradável experiência de tomar um grande gole de uma cerveja ruim.

Outras pessoas estão lendo

Exposição ao sol

Por um longo período de tempo, a exposição ao sol pode causar uma reação química que dá um gosto ruim à cerveja. Isso é devido ao composto orgânico chamado de 3-metil crotil-mercaptano. Por essa razão, muitos fabricantes escolhem as garrafas de cerveja de cor marrom que filtram os raios UV. No entanto, qualquer cerveja exposta diretamente ao sol por um longo período de tempo irá experimentar essa reação química pelo fato de que o lúpulo, um dos principais ingredientes da bebida, são sensíveis à radiação solar.

Flutuações de temperatura

A cerveja terá um sabor diminuído e desagradável se for submetida a variações de temperatura. A bebida foi feita para ser mantida em temperaturas geladas. Quando é exposta ao calor ou mudança de temperaturas quentes à frias durante o envio, a cerveja não está mais em seu auge de sabor e aroma. Em alguns casos até mesmo o gosto pode estar ruim. Por essa razão, cervejarias locais são as melhores, pois eles asseguram que a cerveja não passou por variações de temperatura ou veio de longe.

Bactéria

Quando a cerveja é submetida a bactérias o gosto fica ruim. Felizmente, esse tipo de bactéria não o deixará doente, mas causará efeitos indesejados. Se a cerveja estiver com um gosto amargo, é um sinal que a bactéria está se alimentando dos açúcares. Enquanto algumas cervejas foram feitas para serem amargas, as que não deveriam ser foram expostas a bactérias que criam ácidos responsáveis pelo sabor desagradável. Por outro lado, uma cerveja filtrada com aparência turva ou nebulosa pode estar hospedando bactérias indesejadas. As cervejas que jorram quando são abertas, sem terem sido derrubadas ou balançadas, também podem estar expostas a bactérias. O melhor modo de determinar se a cerveja está com um bom gosto é cheirá-la primeiro. Se a cerveja não possui o aroma do vinagre, tome um pequeno gole. Se o gosto estiver bom significa que você pode bebê-la.

Outras causas

Outro sinal de uma cerveja ruim incluí uma extrema amargura. Algumas cervejas são fabricadas com a intenção de serem amargas; no entanto, a amargura extrema é causada por uma levedura hiperativa que não balanceia os maltes e o sabor amargo natural do lúpulo. Esse defeito pode criar um sabor desagradável. Se a bebida foi submetida a oxidação, ela pode ter um sabor de mofo ou até mesmo de papelão. A oxidação pode ocorrer quando a cerveja não for lacrada corretamente, ou se estiver no barril ou tonel durante muito tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível