O que causa o inchaço da córnea após a cirurgia de cataratas

Escrito por edie grace | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa o inchaço da córnea após a cirurgia de cataratas
Visão de perto do olho de uma mulher (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

O inchaço após a cirurgia de cataratas ocorre em aproximadamente cinco por cento dos pacientes. A córnea é a cobertura transparente dos olhos. O fluído que normalmente mantêm os olhos lubrificados pode acumular atrás da córnea após a cirurgia de catarata, fazendo com que o inchaço (edema corneal) ocorra. Os sintomas podem ser bem semelhantes aos sintomas da catarata. Esses sintomas podem incluir dor nos olhos, sensibilidade à luz (fotofobia), a sensação de ter algo estranho nos olhos, ver halos em volta de fontes de luz e visão ruim — principalmente após acordar.

Outras pessoas estão lendo

Infecção

Durante ou após a cirurgia, bactérias podem fazer com que uma infecção se desenvolva dentro do olho. Isso não necessariamente significa que a cirurgia tenha sido feita em um ambiente não-higiênico: pacientes podem estar naturalmente suscetíveis à infecção através de baixa imunidade. Expor os olhos à água da torneira ao tomar banho ou lavar o rosto também pode causar a infecção. Por isso, todo o cuidado deve ser tomado para garantir que a água não entre nos olhos ao lavá-los. O médico pode fornecer um protetor para os olhos para prevenir esfregá-los enquanto você dorme. As suturas usadas na cirurgia de cataratas podem também causar a infecção na córnea.

O que causa o inchaço da córnea após a cirurgia de cataratas
Olho irritado (Jens Gade/iStock/Getty Images)

Lesão mecânica

A lesão mecânica ocorre quando algo machuca fisicamente a córnea. Isso pode acontecer quando o paciente acidentalmente lesiona o olho de alguma maneira — batendo com a bola enquanto pratica esportes, por exemplo, ou coçando o olho com a unha. A irritação pode ocorrer, fazendo com que a córnea fique inchada.

O que causa o inchaço da córnea após a cirurgia de cataratas
Esportes como o boxe são frequentemente a causa para lesões nos olhos (piyathep/iStock/Getty Images)

Irritação química

A exposição dos olhos a substâncias químicas pode causar irritação e inchaço. Os pacientes devem evitar usar maquiagem, como rímel, delineador e sombra enquanto estiverem se recuperando da cirurgia de catarata e devem ter cuidado para não deixar sabão ou xampu no olho enquanto tomam banho. Substâncias como o medicamento amantadina, comumente usado para tratar a doença de Parkinson, ou clorexidina, que é usada em muitos enxaguantes bucais e limpadores de pele, pode causar edema corneal.

O que causa o inchaço da córnea após a cirurgia de cataratas
Delineador aplicado ao olho (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Doença nos olhos

Algumas doenças dos olhos que estão presentes ao mesmo tempo que a cirurgia de catarata podem fazer com que a córnea fique inchada. A distrofia endotelial de Fuch é a mais comum, e é conhecida por causar o edema corneal. Com a distrofia de Fuch, o fluído não é drenado do olho como deveria e o acúmulo acontece, fazendo com que a córnea inche.

O que causa o inchaço da córnea após a cirurgia de cataratas
Pálpebra irritada (ismael ruiz/iStock/Getty Images)

Tratamento

O tratamento para o inchaço da córnea após a cirurgia de cataratas varia dependendo da severidade do problema. Um médico pode receitar um colírio, que incentivará a transformação de qualquer fluído preso atrás da córnea em lágrimas. Se o edema é mais severo ou se bolhas estiverem presentes (comum com a distrofia endotelial de Fuch), um transplante de córnea poderá ser necessário.

O que causa o inchaço da córnea após a cirurgia de cataratas
Cirurgiões realizando cirurgia (Jochen Sand/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível