A causa de manchas amarelas nas axilas

Escrito por heather meehan | Traduzido por carlota kapp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A causa de manchas amarelas nas axilas
Livre-se de manchas de suor (Laundry image by Fenia from Fotolia.com)

Com a chegada do verão, mais e mais pessoas estão se livrando dos trajes quentes em favor de roupas mais leves. Ao contrário dos tecidos de inverno, que não deixam muito à mostra, as roupas de verão são bem mais reveladoras. O resultado disso é que situações desagradáveis podem ser evidenciadas, como manchas amareladas nas axilas. As manchas de suor são mais visíveis em camisas de cores claras, mas elas também existem em roupas escuras, apesar dos tons escuros as esconderem mais eficientemente.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

A causa das manchas de suor não é o suor em si, pois ele é incolor. A descoloração na área das axilas nas roupas é causada por uma reação química entre a ureia, que é um componente do suor humano, e o desodorante. A maioria das pessoas aplica várias camadas de desodorante nas axilas antes de se vestir, acreditando que isso as manterá secas e livres de odores durante todo o dia. Entretanto, o desodorante só age sobre os poros por um certo período de tempo. Uma grande quantidade de suor é capaz de empurrar o produto dos poros diretamente para a roupa. Por causa de sua acidez e do alto teor de alumínio, o desodorante, combinado com o suor, causa a descoloração amarelada em tecidos claros.

Implicações

As manchas de suor podem ter a implicação social de fazer com que a pessoa que está trajando a peça manchada seja caçoada por amigos, família e colegas de trabalho. Manchas de suor indicam preguiça, falta de higiene e sujeira, podendo causar constrangimento e sofrimento emocional para a pessoa afetada. Roupas livres de manchas e amassados são indicação de asseio e limpeza.

Prevenção

Existem muitas medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar manchas de suor. Ao invés de se usar desodorantes comuns à base de alumínio, é recomendável o uso de produtos desodorantes naturais, capazes de regular a transpiração nas axilas sem manchar as roupas. Esfregar um pouco de talco em pó, bicarbonato de sódio ou sal de rocha úmido nas axilas pode ajudar a manter a região seca e fresca durante todo o dia. Antitranspirantes orgânicos também são uma opção viável para deter o suor sem amarelar as roupas, pois eles não contêm alumínio.

Considerações

Além do constrangimento de ter manchas amarelas nas vestimentas, há também considerações acerca dos riscos à saúde causados pelo uso prolongado de desodorantes à base de alumínio. Estudos tentaram provar que há uma relação entre o aumento do risco de câncer de mama e o uso de produtos contendo alumínio. Apesar de não haver provas conclusivas a respeito dessa conexão, o alumínio é uma toxina e deve ser usado moderadamente.

Remoção de manchas

Roupas com manchas amarelas na área das axilas ainda podem ser salvas. Removedores de manchas industriais são os que melhor funcionam, mas o vinagre branco também é uma excelente opção na remoção de manchas: basta aplicá-lo à camisa logo após o uso e lavá-la imediatamente. Exposição direta à luz do sol por algumas horas também tira o amarelado. Descolorantes químicos, como água sanitária, não são recomendados, já que eles podem tornar o amarelo ainda mais forte ao invés de removê-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível