Mais
×

O que causa manchas de detergente em roupas lavadas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A tampa se fecha e o ciclo se inicia; a água enche o tanque e as roupas se levantam e começa a girar. Esse processo se repete a cada vez que você usa a sua máquina de lavar, e ainda, quando o ciclo se conclui, a roupa está mais suja do que quando entrou dentro da máquina. Há uma série de razões pelas quais as a sua máquina de lavar mancha sua camisa favorita ou roupa de domingo e ainda há várias maneiras de certificar de que isso nunca mais aconteça.

Manchas de lavar são causadas por inúmeras razões (dirty laundry image by jedphoto from Fotolia.com)

Sabão em Pó

Muitas vezes, o uso de detergente em pó pode deixar resíduos sólidos em sua roupa. Além do mais, quando você remove esses resíduos, a roupa é geralmente manchada com o que parece ser óleo embaixo do tecido. Este óleo é o resíduo do detergente e pode ser muito difícil de remover, uma vez que se fixou na roupa. A razão para isso é a mistura inadequada entre o detergente e a água. O problema é geralmente causado por adição de detergente antes de iniciar o ciclo de lavagem. Ao contrário do detergente líquido, deve-se adicionar o sabão em pó depois que a água tiver enchido a máquina, e não antes.

Nível de água

Se você estiver tendo problemas com manchas de detergente sobre a sua roupa ao usar detergente em pó, mas tem consciência de que está fazendo de maneira correta, pode haver um problema com o nível da água em seu tanque ou máquina. Para resolver esse problema, tente adicionar a metade da quantidade normal de detergente para a lavagem. Se você ainda tiver manchas, verifique o tanque para garantir que nenhum resíduo de pó foi deixado para trás. Se o detergente não foi completamente misturado, o tanque está com pouca água. Resolver este problema pode ser tão simples como abrir a sua válvula de água um pouco mais, mas são necessários reparos para a linha de entrada da sua máquina de lavar roupa.

Partículas estranhas

Se você determinou que o detergente não é o problema e o fluxo de água está bom, o problema é provavelmente um objeto estranho, como um pedaço de chiclete ou um doce. Esses itens, quando deixados no bolso, podem encontrar o seu caminho através das paredes porosas do interior da máquina de lavar e na parede exterior. Quando isto acontece, o objeto se dissolve lentamente a cada lavagem, deixando muitas manchas na roupa durante o processo de limpeza. Manchas como essas podem parecer oleosas ou pastosas (como se alguém tivesse passado manteiga de cacau por toda a sua roupa). Elimine esse problema ligando a máquina para funcionar, mas estando vazia. Adicione uma quantidade normal de detergente e um copo de vinagre, que deve dissolver completamente qualquer partícula estranha na parede exterior.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article