Saúde

O que causa ondulações nas unhas?

Escrito por kristyn hammond Google | Traduzido por juliana s. zoccoli
O que causa ondulações nas unhas?

Suas unhas reagem à condição física do seu corpo

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Suas unhas dão sinais de alerta para possíveis doenças que você pode ter que enfrentar. A maioria das ondulações nas unhas são naturais, sendo parte do processo de envelhecimento ou apenas uma parte natural de seu corpo. Entretanto, algumas condições são o caso de maior preocupação. Se você conhece os sinais de alerta, suas unhas podem dar com antecedência um aviso importante sobre a sua saúde física, permitindo que você procure tratamento antes que sua condição se agrave.

Outras pessoas estão lendo

Envelhecimento

O processo natural de envelhecimento pode criar ondas longas e verticais em suas unhas, que se estendem da cutícula até o fim das unhas. Ondas verticais geralmente não são um problema de saúde, a menos que as cristas sejam anormalmente pronunciadas. A severidade das ondas vai aumentar e ficar mais pronunciada com a idade. Se você notar qualquer descoloração em suas unhas ou cutículas, consulte um médico para saber sobre outras condições que podem exigir atenção. Isto inclui as linhas vermelhas verticais que podem ser um sinal de pressão arterial alta ou artrite, ou linhas brancas horizontais que podem indicar doença renal, doença cardíaca ou doença de Hodgkin.

Desnutrição

A desnutrição pode se apresentar de várias maneiras nas suas unhas. Isso inclui a formação de sulcos horizontais, a divisão vertical das unhas da ponta para a cutícula, unhas quebradiças ou a presença de manchas brancas. Se observar esses problemas, considere a sua alimentação e certifique-se que você está recebendo todas as vitaminas e os nutrientes essenciais. Adicione um suplemento vitamínico à sua dieta diária e observe suas unhas para ver se as áreas problemáticas desaparecem depois de algumas semanas. Se não desaparecerem, ou se piorarem, consulte um médico sobre outras medidas para melhorar a saúde das unhas.

Anemia

A anemia é uma deficiência no número de células vermelhas do sangue em seu corpo. Ela pode se apresentar em suas unhas através de ondas verticais, unhas anormalmente brancas, unhas planas ou uma curva ascendente nas pontas das suas unhas. Outros sintomas incluem fadiga, aumento do ritmo cardíaco e tonturas. Se notar qualquer combinação destes sintomas, consulte o seu médico imediatamente e diga o que você notou. A anemia pode ser uma condição séria e requer a atenção de um médico.

Complicações avançadas

O hipocratismo ou baqueteamento digital é o curvamento das unhas para baixo, ao longo da curvatura do seu dedo. Isso pode indicar uma condição cardíaca ou pulmonar oculta. Se notar esse tipo de curvas em suas unhas, consulte o seu médico imediatamente, especialmente se você tem um histórico de problemas cardíacos ou pulmonares, ou se sua família tem um histórico médico dessas condições.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media