Mais
×

O que causa pintura em "casca de laranja?

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas técnicas são usadas na pintura de superfícies. Para todas as superfícies, sejam elas automóveis, paredes internas de edifícios, aeronaves ou até paredes externas e cercas, um efeito chamado "casca de laranja", em algumas ocasiões desejado pelo pintor e, em outras, um aborrecimento. "Casca de laranja" é uma formação de superfície irregular e com saliências causadas pela má coalescência de gotículas da tinta atomizada. Essas gotículas de tinta secam antes que possam se nivelar suavemente. Diferentes processos de aplicação de pintura podem causar esse efeito.

Técnicas inadequadas de pintura podem criar a aparência irregular de uma casca de laranja (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Ajuste da pistola de pintura

Ao misturar a tinta para a pistola de pintura, adicionar mais ativador ou endurecedor na demão clara pode criar problemas. Com um fluxo inadequado de material, por exemplo a baixa pressão da pistola ou o tamanho incorreto do seu bocal, pode resultar em "casca de laranja". Siga todas as instruções recomendadas ao usá-la, incluindo tamanho do bocal, reagentes dentro da mistura e pressão.

Distância

A pulverização de uma distância incorreta também pode causar a "casca de laranja", já que algumas tintas começam a secar antes de alcançar o material de superfície pretendido, formando um acabamento irregular, não uniforme. A temperatura ambiente também tem um papel na distância necessária, pois se for alta, a tinta seca mais cedo. Além disto, a mistura de tinta perde mais solvente quando a temperatura sobe.

Substrato preparado de maneira inadequada

A "casca de laranja" pode ser o resultado de uma superfície que não foi preparada adequadamente para a pintura. A superfície a ser pintada deve estar limpa e sem sujeira, óleos, casca de pintura ou produtos corantes. Lixe levemente a superfície para eliminar quaisquer imperfeições que possam acumular ou conter tinta, causando um fluxo irregular de tinta. Preencha com calafetagem quaisquer buracos presentes e crie uma superfície lisa e uniforme.

Prepare a superfície com lixa para remover imperfeições (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pintura com rolo

Geralmente é desejável criar um efeito em "casca de laranja" ao usar um rolo de pintura em superfícies interiores. Às vezes, esse efeito é algo que o pintor deseja evitar quando faz a pintura a rolo de superfícies de concreto ou até paredes internas de um edifício. Use o rolo correto para conseguir o efeito desejado. Alguns tipos são projetados especificamente para criar a aparência de casca de laranja, enquanto outros o são para fazer uma aplicação de tinta ultra lisa. Uma segunda demão de tinta precisa ser feita no momento certo, e aplicada antes que a primeira seque completamente, para evitar uma absorção desigual. Passe o rolo para trás depois que toda a demão foi aplicada para regularizar todas as imperfeições .

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article