Mais
×

O que causa pontas mortas em folhas de plantas de casa?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Plantas em casa são um complemento especial para os ambientes. Elas não só adicionam diferencial estético, mas também aumentam a qualidade do ar e melhoram a ambiência. Exigem pouca manutenção, relativamente. Lembre-se de molhá-las de vez em quando e coloque-as sob a luz correta e a maioria florescerá. No entanto, existem alguns sinais de que uma planta está em perigo, e um deles é pontas de folhas mortas. Além de tratar a causa global das pontas mortas das folhas ou manchas marrons secas em toda a planta, você pode remover a folhagem afetada. Para obter uma solução a longo prazo, no entanto, é necessário descobrir o problema subjacente.

Plantas em casa adicionam ambiência e beleza , exigindo pouca manutenção (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Qualidade da água

Uma das razões mais comuns para as pontas mortas das folhas em plantas de casa são aditivos, como flúor, cloro e sal na água da torneira. A quantidade de produtos químicos utilizados para tratar a água pode ser segura para consumo humano, mas geralmente é extremamente tóxica para plantas de interior. As mais comuns que sofrem com má qualidade da água incluem clorofito, bambu e jiboia. Para evitar manchas e pontas mortas, devido à má qualidade da água, deixe as plantas expostas ao tempo durante a noite para permitir que alguns dos aditivos evaporem. O uso de água filtrada ou água da chuva reservada também ajudará.

Os produtos químicos usados no tratamento da água podem ser prejudiciais às plantas (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Sais solúveis

Os sais solúveis são também derivados da má qualidade da água. No entanto, quando a água evapora, os sais permanecem no solo. Com o tempo, eles começam a se acumular. Além de pontas marrons nas folhas, as plantas que sofrem com excesso de sais perderão folhas ou mostrarão sinais de crescimento reduzido. De acordo com o "Texas Master Gardener Handbook", compilado pela Texas A & M University, as plantas podem também formar uma crosta de sal em cima do solo ou em torno do exterior dos vasos de barro. Resolva essa questão regando-as corretamente. Não permita que elas permaneçam regularmente sobre excesso de água. Além disso, faça lixiviação na planta a cada 4 ou 6 meses.

Os sais solúveis presentes na água permanecem na planta após a evaporação da água, causando perda de folhas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Qualidade do ar

O ar seco é outra causa de pontas marrons nas folhas. De acordo com John Begeman da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida da Universidade do Arizona, o ar seco nas cidades é problemático para as plantas tropicais, como Anthurium, imbé, schefflera e outros vegetais folhosos. Mas não é apenas nas regiões áridas que essas plantas estão presas ao ar seco. O calor seco durante os meses de primavera também pode agir maleficamente. Solucione esse problema usando um umidificador próximo às plantas.

Excesso de calor

As pontas mortas muitas vezes parecem queimaduras, e, às vezes, esse é o caso. Plantas com tolerância baixa a exposição solar colocadas em uma janela ensolarada começarão a mostrar pontas mortas ou queimadas. Verifique os requisitos de sol para cada planta em particular e mova-as de acordo com a necessidade. Aquelas que precisam de pouca luz solar não precisam ser colocadas em um canto escuro, basta deixá-las a alguns centímetros de distância da janela para fazer diferença.

Fungos

Fungos geralmente não causam pontas mortas nas folhas. No entanto, eles farão com que as extremidades das folhas fiquem marrons e pareçam manchadas ou mortas em alguns lugares. Os fungos se formam ao longo das raízes que ficam na água parada. Essa é outra razão para assegurar a drenagem adequada e a remoção do excesso de água.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article