Mais
×

O que causa a queda do PIB?

Atualizado em 17 abril, 2017

O produto interno bruto, ou PIB, é um dos principais indicadores que os economistas utilizam para medir a saúde da economia de um país. Muito parecido com um eletrocardiograma que monitora a função do coração de um paciente, o PIB fornece uma imagem de como a economia do país está funcionando. A saúde de uma economia pode se deteriorar por vários motivos, levando a uma queda do PIB.

Identificação

O produto interno bruto representa o valor total de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país durante um determinado período de tempo, normalmente definido como um trimestre ou ano. Os dois principais métodos para o cálculo do PIB são a abordagem da renda, ou a soma do que toda a população ganhou, e a óptica da despesa, ou a soma do que toda a população gastou. A definição mais utilizada é a soma dos gastos dos consumidores, os gastos do governo, investimentos de capital e das exportações líquidas. Além disso, o PIB pode ser ajustado pela inflação, chamado de PIB real, ou não ajustado, chamado de PIB nominal.

Redução dos gastos do consumidor

Os gastos dos consumidores, ou gastos com consumo pessoal, representam a soma de todas as despesas com o consumo de produtos e serviços. Esses gastos são normalmente divididos em bens duráveis, bens não-duráveis ​​e serviços. A redução nos gastos do consumidor em qualquer dessas áreas, ou uma combinação destas, terá um impacto negativo sobre o PIB total do país.

Redução dos gastos do governo

Os gastos do governo representam a soma de todos os gastos com produtos e serviços. Esses gastos são divididos em gastos federais, os gastos do Estado e os gastos do governo local. Em nível federal, os gastos são normalmente divididos em defesos e gastos não defesos. A queda nos gastos do governo terá um impacto negativo sobre o PIB total do país. Por exemplo, se o governo reduz seus gastos em munições ou materiais de escritório, então isso afetará o PIB.

Redução do investimento de capital

Em termos de PIB, o investimento refere-se aos investimentos de capital por parte das empresas e da compra de propriedades de habitação por parte dos consumidores. Não é a mesma coisa que poupar dinheiro ou investir em instrumentos financeiros. Os investimentos de capital incluem tanto os ativos fixos, tais como terra, estruturas ou equipamentos e investimentos tecnológicos, como computadores e software. Se as empresas investem menos dinheiro em expansão do capital, em seguida, o PIB é afetado negativamente. Da mesma forma, se os consumidores compram menos casas, então isso terá um efeito negativo sobre o PIB.

Alterações no equilíbrio comercial

Como o PIB reflete o valor final de mercado de produtos e serviços produzidos dentro de um país, as exportações também são levadas em conta. No entanto, os bens e serviços adquiridos dentro do país que tenham sido produzidos em outro lugar, conhecidos como importações, não contam. Portanto, uma mudança na balança comercial de um país, que envolve o aumento das importações e a diminuição das exportações terá um impacto negativo sobre o PIB.

Aumento da inflação

O aumento da inflação pode causar uma queda no PIB. Como o PIB reflete o valor final de mercado de produtos e serviços, um aumento artificial dos preços resultará em um aumento artificial do PIB que não é baseado em um aumento real da produção econômica. No entanto, o PIB real é responsável por essa inflação, e indicará a verdadeira mudança na produção econômica total do país.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article