Mais
×

O que causa a queima de um fusível de um freezer?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

De circuitos sobrecarregados até um fio-terra mal feito, um refrigerador pode desarmar um disjuntor de diversas maneiras. Lembre-se que a queda do disjuntor é uma coisa boa; ela evita que problemas mais sérios, como incêndios ou descargas elétricas, ocorram. Se você está habituado a pequenos reparos elétricos, você pode checar algumas coisas antes de chamar um eletricista para uma inspeção mais minuciosa. Tenha em mente que a geladeira pode não ser a causa da queda do disjuntor.

A queda de um disjuntor significa que há algum problema (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Sobrecarga

Uma das causas mais comuns da queda de um disjuntor é a sobrecarga de um circuito, ou seja, o circuito tem uma demanda de eletricidade maior do que ele pode entregar. Se o disjuntor em que sua geladeira está ligada fica caindo, desligue todos os outros equipamentos deste circuito para ver se o refrigerador é o problema. Ao desligar os outros equipamentos você talvez ache a solução. Caso o disjuntor continue caindo somente com a geladeira ligada, você deve investigar mais a fundo.

Curto-circuito

Um curto-circuito ocorre quando dois fios se encostam, dentro de uma tomada ou um aparelho eletrônico, causando uma demanda de eletricidade altíssima que derruba o disjuntor. Se ao ligar o refrigerador o disjuntor cair imediatamente, desconecte o refrigerador e ligue outro equipamento. Se ao ligar o segundo equipamento o disjuntor não cair, o problema provavelmente é a geladeira. Se nenhum dos equipamentos funcionar, retire o espelho da tomada e veja se há algum problema evidente. Lembre-se que o problema pode também estar dentro da parede ou na própria caixa de energia.

Desgaste

Como tudo, a parte elétrica de uma casa também se desgasta, especialmente em construções velhas. Fios se enferrujam e o encapamento se torna fino, causando curto-circuitos. O refrigerador pode desenvolver um mau contato, e os componentes metálicos e plásticos da caixa de energia podem se afrouxar ou cair com o tempo.

Considerações finais

Lembre-se que um fio terra mau feito em um equipamento pode deixá-lo eletrificado, causando a queda do disjuntor. Este artigo não deve deixar os donos de casa paranoicos, mas sim encorajá-los a dedicar algum tempo inspecionando seus eletrodomésticos e a malha elétrica da casa. Se a energia cai regularmente na sua casa, há algum problema. Não o ignore.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article