Saúde

O que causa saliva excessiva?

Escrito por jessica lietz | Traduzido por guilherme ferreira
O que causa saliva excessiva?

Causas do excesso de saliva

Christopher Robbins/Stockbyte/Getty Images

Saliva excessiva, que é chamada de sialorreia pelos médicos, pode ser irritante e causar problemas para comer, falar e respirar e ocorre em pessoas de qualquer idade. Quando a saliva excessiva sai da boca, a condição é chamada de perdigoto, embora ela também possa ficar apenas dentro da boca.

Outras pessoas estão lendo

Doenças

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina, certas doenças podem ser a causa da produção temporária de excesso de saliva. A amigdalite é uma doença comum em crianças e adolescentes e pode causar o excesso de saliva que para depois que as amígdalas são removidas. Um abscesso nas amígdalas, em volta delas ou na faringe também pode causar o excesso de saliva.

Infecções

Infecções respiratórias assim como em certas glândulas podem ser a causa do excesso de saliva, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina. Crianças com resfriados, gripes ou alergias nasais podem produzir saliva em excesso e perdigoto. Outras infecções que podem causar isso incluem mononucleose infecciosa e faringite estreptocócica.

Medicamentos

Certos tipos de medicamentos assim como hormônios podem fazer o corpo produzir saliva em excesso. Medicamentos usados para tratar esquizofrenia, como clozapina, assim como remédios para asma, inclusive isoproterenol, podem causar excesso de saliva. Níveis altos de hormônio durante a gravidez podem causar excesso de saliva em mulheres.

Doenças neurológicas

De acordo com o site Mayo Clinic, certos tipos de doenças neurológicas podem fazer o corpo produzir saliva em excesso. O mal de Parkinson e paralisia cerebral pode causar excesso de saliva como resultado de um dano progressivo do nervo. Os nervos das glândulas salivares podem também ficar danificados e produzir excesso de saliva.

Envenenamento

Ingerir certos tipos de venenos podem causar excesso de salivação. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina, pesticidas podem causar excesso de saliva quando ingeridos. Venenos de cobras ou insetos é outro tipo que pode causar isso.

Dentição

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina, a dentição é uma causa comum de excesso de saliva em bebês. Eles podem tentar colocar seus dedos e objetos na boca e a saliva pode escorrer pela boca para as mãos e outros objetos. Salivação excessiva pode causar assaduras no queixo e bochechas em bebês que estão em fase de dentição, mas não precisa de cuidados médicos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media