O que causa a sensação de cabeça leve, tontura e fraqueza?

Escrito por katlyn joy | Traduzido por mariana dsp
O que causa a sensação de cabeça leve, tontura e fraqueza?

Consulte um médico se continuar sentindo os sintomas, mesmo que eles sejam amenizados

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Sensação de cabeça leve, tontura e fraqueza podem ser causadas devido a condições ou doenças temporárias, mas também podem ser sintomas de condições mais sérias ou crônicas. Na maioria das vezes, essas reclamações são devido a problemas de saúde menos graves, mas é importante prestar atenção a causas em potencial e descartar quaisquer preocupações mais graves. Se os sintomas persistirem, independentemente de eles ficarem mais leves, é importante consultar um médico.

Outras pessoas estão lendo

Doenças

Alergias, resfriados e gripes podem contribuir para a sensação de cabeça leve, assim como quaisquer outras doenças que causem vômitos ou diarreia. A vertigem pode ser causada por uma doença acompanhada de febre ou por condições, como baixos índices de açúcar no sangue, ou até mesmo stress crônico, em alguns casos.

Sintomas de emergência

Por vezes, a tontura, ou sintomas relacionados, podem indicar uma emergência médica. Chame uma ambulância e procure um médico imediatamente se esse sintoma for acompanhado de outros: visão embaçada, pescoço enrijecido, lesão recente na cabeça, perda repentina de audição ou febre alta. Outros sintomas que possam indicar uma emergência séria incluem dificuldade na fala, perda de força muscular nos braços e pernas, dificuldade para andar, ou quedas, dor no peito ou ritmo cardíaco anormal.

Causas no ouvido interno

Problemas no ouvido interno, que possivelmente causam a sensação de cabeça leve, tontura ou fraqueza, incluem a doença de Meniere, vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) e neurite vestibular. Em casos mais raros, pode ser devido a uma fístula na perilinfa, perda vestibular bilateral ou neuroma acústico.

Causas neurológicas e psicológicas

Causas que possam estar relacionadas ao sistema nervoso incluem derrames, enxaquecas, efeitos colaterais de medicações e transtornos no cerebelo. Fatores psicológicos que contribuem com a sensação de cabeça leve, tontura e fraqueza incluem transtorno de ansiedade e pânico, transtorno de estresse pós-traumático, fobias e transtorno de somatização.

Outras causas

Outras razões para a sensação de cabeça leve incluem pressão sanguínea alta ou baixa, arritmia cardíaca, problemas circulatórios, hiperventilação e uso de drogas, álcool ou até tabaco.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media