O que causa a sensação de queimação na ponta dos dedos

Escrito por helen dycha | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa a sensação de queimação na ponta dos dedos
A queimação nas pontas dos dedos pode limitar a execução de atividades normais (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

A neuropatia da sensação de queimação nas pontas dos dedos pode surgir de um número variado de origens. Possíveis causas incluem, mas não estão limitadas, às seguintes patologias: estrangulamento do nervo, esclerose múltipla, derrames, enxaquecas, estenose espinal, diabetes, síndrome de Reynaud, artrite e disfunção no nervo ulnar. Essa sensação desagradável varia em severidade de irritante até extremamente dolorida e, embora alguns indivíduos apenas tenham episódios intermitentes, outros são afetados com sintomas constantes. A queimação persistente nas pontas dos dedos pode ser um efeito adverso na qualidade de vida da pessoa e substancialmente restringir atividades normais. Como essa condição pode ser causada por um número de neuropatias, é necessário que os indivíduos sofrendo com queimação em seus dedos procurem por conselho médico. Um neurologista pode diagnosticar a causa subjacente da queimação de suas digitais e prescrever um curso de tratamento apropriado.

Outras pessoas estão lendo

Síndrome do túnel carpal: Uma causa comum para a queimação nas pontas dos dedos

Uma das causas mais comuns dessa condição é a síndrome do túnel carpal, ou CTS. Essa síndrome é causada quando o nervo médio, que supre as mãos, é comprimido. A condição é normalmente causada por movimentos repetitivos do pulso e é frequentemente observada em digitadores, caixas e praticantes de esportes que envolve o uso repetitivo da mão ou pulso, como jogadores de tênis. Uma das coisas que um médico procurará ao tentar diagnosticar a CTS é a falta de dormência no dedinho da mão. Isso acontece porque o nervo médio não supre esse dedo. Um estudo de condução de nervo pode ser realizado. Isso mostrará se os impulsos viajando pelo médio estão se movendo devagar demais — uma indicação segura de CTS. Um terceiro exame, um eletromiograma, é normalmente conduzido para excluir outras causas. Esse procedimento verifica se o músculo está recebendo o suprimento sanguíneo adequado — um sintoma de várias outras condições, mas não da síndrome do túnel carpal. A maneira mais simples para seu médico diagnosticar a CTS é aplicando pressão aos pulsos. Esse procedimento produzirá sintomas imediatos na maioria dos indivíduos com o problema. Os tratamentos de CTS dependem da severidade da condição. Casos severos podem precisar de cirurgia para aliviar a pressão no nervo médio, o que elimina os sintomas, na maioria dos casos. Casos mais suaves são frequentemente tratados com talas nos pulsos, que aliviam os sintomas limitando a mobilidade do pulso. Outra opção, mas que não é sempre viável, é eliminar a atividade que está causando o problema. A maioria das pessoas não quer ou não pode perder seu emprego para se livrar da CTS e muitos outros apresentam uma falta de entusiasmo semelhante quando se sugere que desistam de seu esporte favorito.

A síndrome de Raynaud pode ser a causa de suas pontas do dedos estarem ardendo

Outra causa principal da queimação nas pontas dos dedos é a síndrome de Reynaud. Essa condição acontece quando os vasos sanguíneos que suprem as mãos e/ou pés se estreitam. Em pessoas com esse problema, episódios de queimação nas pontas dos dedos são exacerbados pelo frio. Os dedos se tornam extremamente pálidos antes de desenvolver uma cor azul. Existem dois tipos de síndrome de Reynaud: o primário e o secundário. O Reynaud primário não é associado a nenhuma outra doença, enquanto condições reumáticas como artrite reumática, escleroderma e lúpus são normalmente catalisadores para o desenvolvimento do Reynaud secundário. Existem vários exames aplicados para diagnosticar a síndrome de Reynaud. Esses incluem: a capilaroscopia da unha — o estudo de capilares sob um microscópio; o exame de anticorpos antinuclear (ANA), que determina se o corpo está produzindo os anticorpos associados com o tecido conectivo ou transtornos autoimunes; e a taxa de sedimentação de eritrócitos, um exame diagnóstico para inflamação. Os sintomas da síndrome de Reynaud podem ser reduzidos mantendo as mãos cobertas e quentes no tempo do frio ou ao manusear itens frios, como alimentos congelados. Casos severos dessa doença são normalmente tratados com medicamentos que ampliam os vasos sanguíneos afetados. Pessoas com a síndrome de Reynaud não devem fumar, pois isso restringe ainda mais o fluxo sanguíneo. Além disso, alguns medicamentos podem agravar os sintomas e seu médico poderá lhe aconselhar sobre quais medicamentos evitar.

Estenose espinal e a síndrome da mão queimada

Estenose espinal é o termo médico para o estreitamento do canal espinal e é comumente encontrada em pessoas com mais de 50 anos. O estreitamento desse canal comprime a medula espinhal, o que pode levar à neuropatia das mãos. Indivíduos diagnosticados com estenose espinal têm relatado sensações de queimação nas mãos e pontas dos dedos. Esse problema é diagnosticado com raios-X, ressonância magnética ou um TAC. O tratamento para essa patologia inclui fisioterapia e medicação para a dor. Essa medida pode normalmente aliviar o problema na mão da pessoa.

O significado do papel da ansiedade na queimação das pontas dos dedos

A ansiedade pode ser a culpada por trás da queimação em seus dedos. De acordo com Roger Gould, um membro do Departamento de Psiquiatria da UCLA, a ansiedade moderada a severa pode fazer com que um indivíduo sinta vários sintomas físicos. Para pessoas com sintomas que desafiam todas as explicações médicas, é recomendado um tratamento curto com a droga antidepressiva klonopina. Se os sintomas diminuírem ou desaparecem ao tomar esse medicamento, a ansiedade é, provavelmente, a causa do desconforto. Pessoas que recebem esse diagnóstico podem ser aconselhadas a continuar a tomar medicação antidepressiva como um método de controlar a ansiedade e, para alguns, uma avaliação completa de seu estilo de vida poderá ser útil para apontar a origem de seu nervosismo.

Você ingerindo o suficiente de B-12?

A deficiência de vitamina B-12, que é chamada de anemia perniciosa, pode causar as sensações de dormência, formigamento e queimação nas pontas dos dedos. Vegetarianos são particularmente vulneráveis a esse problemas, já que a vitamina B-12 é raramente encontrada em vegetais. O tratamento para a anemia perniciosa inclui a suplementação de ácido fólico e vitamina B-12. Alterações na dieta podem ser úteis para os consumidores de carne, já que a carne é rica em B-12. É fortemente recomendado que vegetarianos suplementem sua dieta com doses diárias de B-12.

A especulação pode ser perigosa

Não especule sobre a causa de sua queimação nas pontas dos dedos. O autodiagnóstico é enganoso e perigoso. Como em muitos transtornos, a queimação nos dedos pode ser causada por uma miríade de patologias, desde simples até muito sérias. Consulte seu médico para um diagnóstico adequado para a queimação nas pontas dos dedos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível