×
Loading ...

O que causa sobrecorrente em motores elétricos?

A sobrecorrente é uma condição em equipamentos elétricos quando muita corrente está fluindo por um circuito elétrico. Esse problema é relativamente comum no campo da engenharia elétrica. A proteção contra sobrecorrente é um elemento essencial de uma instalação elétrica adequada. Tal problema têm muitos sintomas e pode, eventualmente, danificar um motor ou equipamento elétrico de forma permanente. Alguns sintomas da sobrecorrente em um motor são os curto-circuitos, fusíveis estourados e partidas ou interrupções inesperadas do motor.

A sobrecorrente é um problema comum em motores de corrente alternada e em outros equipamentos elétricos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Faltas

Uma falta é um termo generalizado que descreve qualquer tipo de mau funcionamento da fiação do motor. As faltas podem surgir a partir de instalações incorretas ou danificadas do equipamento. Na maioria das faltas, a carga elétrica passa por um caminho onde não deveria circular corrente, o qual pode ser uma peça de metal alheia ou qualquer parte da máquina que não deveria conduzir eletricidade. Isso causa uma elevação drástica do fluxo de corrente, criando a sobrecorrente.

Loading...

Fiação inadequada

Uma fiação mal feita pode causar sobrecorrente nos motores. Caso a fiação tenha sido executada de forma incorreta, ela pode acarretar em curtos ou outros problemas. Os curtos podem causar arcos elétricos, e se não receberem a devida atenção, irão danificar o motor. Isso pode ser evitado conferindo-se o projeto da máquina para garantir que a fiação está correta e examinando-se cada fio individualmente para ver se não há nenhum desgaste.

Isolação entre fases

Se a isolação entre fases se romper, isso causará sobrecorrente. Essa isolação é projetada para prevenir que a corrente passe por um lugar indesejado. Ela é essencialmente enrolada nos fios para evitar que qualquer outro objeto ou parte do motor conduza eletricidade. A isolação fase-a-fase não deve ser condutora de eletricidade, então, se a isolação começar a descascar dos fios ou de outra peça de metal, as cargas elétricas poderão passar por uma área onde não deveriam circular, causando falhas de aterramento.

IGBT

O IGBT, também conhecido como “transistor bipolar de porta isolada” é um semicondutor de potência com três terminais. O IGBT controla o acionamento de equipamentos elétricos. Na maioria dos dispositivos, um transistor do IGBT drena corrente para forçar uma tensão positiva, enquanto que o outro transistor rebaixa-a. Um curto-circuito no capacitor é o resultado de ambos os dispositivos operando ao mesmo tempo.

Fusíveis ou disjuntores defeituosos

A maioria dos equipamentos elétricos com uma fiação mais elaborada vem com fusíveis e disjuntores. Esses são responsáveis por proteger o equipamento de sobrecorrentes. Ambos funcionam como uma porta, permitindo que apenas a tensão adequada seja aplicada. Os disjuntores geralmente precisam ser comprados para se adequar ao motor ou equipamento que você quer proteger, já os fusíveis são praticamente universais, e portanto, podem ser instalados em qualquer dispositivo. A sobrecorrente pode se tornar um problema se qualquer um desses equipamentos de proteção estragar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...