O que causa tremores quando estamos com fome?

Escrito por jacob stover | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa tremores quando estamos com fome?
A ingestão insuficiente de alimentos pode levar a sintomas como tremores (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Quando uma pessoa está com fome, seu corpo toma várias medidas para economizar energia e expressar a necessidade da ingestão de alimentos. Um dos sintomas mais notáveis da fome é o tremor, que muitas vezes pode parecer incontrolável. Estes tremores podem ser semelhantes àqueles que ocorrem quando o corpo está com frio, ou podem se manifestar em surtos de tiques de ansiedade ou tiques contínuos. Quando o corpo começa a tremer de fome, é sinal de que sintomas mais sérios podem estar a caminho.

Outras pessoas estão lendo

A fome e o corpo

O corpo expressa diferentes sintomas quando começa a acabar a energia proveniente dos alimentos. Você pode notar uma sensação de fadiga, uma dor intensa no abdômen, sons de roncos que parecem vir do estômago, câimbras e tremores quando não se alimentou o suficiente. Estas são apenas algumas das diversas maneiras pelas quais a fome se faz perceber pelo corpo. Muitas destas alterações são resultados de processos naturais cujo objetivo é colocar o corpo em estado de alerta, prover sustentação e aumentar a energia disponível.

Causas dos tremores

Os tremores são normalmente causados por desequilíbrios nos níveis de glicose. Quando a glicose sanguínea cai muito, tremores podem começar a ocorrer por todo o corpo. Isto pode levar a batidas dos dentes, pernas inquietas e mãos nervosas. Os tremores estão naturalmente associados aos níveis de glicose e podem ser prevenidos ou revertidos normalizando estas taxas. Eles podem ser agravados pela fadiga, pelo estresse ou por alguma doença. Os tremores também podem ser consequência do uso de estimulantes ou medicamentos emagrecedores, que afetam a glicose sanguínea e alteram as sensações naturais de fome.

Prevenindo os tremores de fome

Há uma variedade de métodos que podem ser utilizados para combater e prevenir os tremores de fome. A medida preventiva mais óbvia é manter uma alimentação regular. Talvez você precise ajustar a quantidade de refeições diárias para evitar experiências de fome e tremores. Indivíduos com hipoglicemia ou diabetes devem fazer cinco ou seis refeições pequenas por dia para garantir que os níveis de glicose se mantenham em um patamar saudável. Aumentar a prática de atividades físicas pode ajudar a regular a glicose sanguínea e melhorar a circulação nas extremidades do corpo que apresentam tiques e temores em momentos de descanso. Um sono bem regulado, com 6 a 8 horas diárias de sono ininterrupto, também ajuda a levar as funções corporais ao máximo de eficiência.

Alimentação saudável

A dieta exerce um papel importante na sensação de fome. Alguns alimentos são naturalmente mais saciadores do que outros, e cada um possui efeitos específicos nos níveis de glicose sanguínea. Preste bem atenção na quantidade de açúcar refinado consumida diariamente. Para cada dose exagerada de açúcar, ocorre uma oscilação acentuada dos níveis de glicose. Isto quer dizer que uma barra de chocolate no meio do dia pode rapidamente levar a níveis de glicose sanguínea extremamente baixos. Balanceie o consumo de açúcares com gorduras benignas e proteínas para evitar tantas oscilações nos níveis de glicose.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível