O que causa a visão caleidoscópica?

Escrito por sumei fitzgerald | Traduzido por weber figueiredo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa a visão caleidoscópica?
Pessoas que sofrem com a visão caleidoscópica enxergam como se estivessem olhando através de um caleidoscópio (kaleidoscope cross: hearst tower2 image by Carbonbrain from Fotolia.com)

A retinopatia é mais comum do que a visão caleidoscópica quando se trata de problemas oculares anormais, mas ambos podem se combinar e produzir distorções visuais dramáticas. A retinopatia, também conhecida por visão halo ou arco-íris, caracteriza-se pela aparição de auras, halos ou anéis ao redor de objetos. A visão de caleidoscópio envolve a vista "fractal": fragmentação ou quebra de imagens em partes. A pessoa deve lutar para montar, a fim de entender o que está vendo. Existem muitas causas possíveis para a visão de caleidoscópio e retinopatia.

Outras pessoas estão lendo

Edema da córnea

O edema da córnea é um inchaço da córnea, a lente transparente do olho. Líquidos acumulam-se dentro da córnea e, assim, a luz é refratada de forma incorreta. Isso pode resultar em visão de caleidoscópio ou visão de arco-íris. A clínica oftalmológica suíça Perret Opticiens relata que existem muitas causas possíveis para o edema de córnea. Entre eles, o glaucoma agudo, cirurgia de catarata, uso excessivo de lentes de contato, distrofia endotelial de Fuchs e trauma ocular.

O que causa a visão caleidoscópica?
O inchaço na córnea pode criar distorções visuais (visionary image by Robert Kelly from Fotolia.com)

Cirurgia LASIK

A visão de caleidoscópio e a retinopatia também podem ocorrer após a cirurgia de LASIK. Certas condições, tais como diabetes ou olhos secos, podem afetar na cura pós-cirurgia, de acordo com o site All About Vision. A cirurgia de LASIK envolve o corte de uma aba fina da córnea para refazer a forma do olho. Problemas com a profundidade deste corte ou com sua cicatrização podem causar distorções na visão, como a visão caleidoscópica ou auras.

Enxaquecas oculares

As enxaquecas geralmente levam as pessoas a ver auras ou halos e podem causar visão caleidoscópica também. Porém, nem todos os que têm visão caleidoscópica sentem enxaqueca, relata a clínica Perret Opticiens. Pontos cegos, luzes de flash, cores cintilantes e viajantes e visão fragmentada são todos sintomas de enxaqueca oftálmica ou ocular.

Descolamento do vítreo posterior

O envelhecimento faz com que o gel vítreo do olho encolha e se afaste da parede do fundo do olho. Isso pode levar ao descolamento do vítreo posterior e a distorções da visão, como retinopatia ou visão caleidoscópica, de acordo com Edina Eye Clinic, em Minnesota.

O descolamento do vítreo pode levar a uma doença mais grave: descolamento de retina. Como o vítreo se afasta da parede do fundo, ele puxa a retina e o nervo óptico, relata a clínica Perret Opticiens. Esses "puxões" podem produzir flashes de luz ou deixar detritos suspensos no vítreo. Isso pode criar padrões como teias de aranha ou redes em todo o campo visual. Esses mesmos sintomas podem ser vistos se a retina se descolar ou se ferir devido a trauma ou descolamento do vítreo. O descolamento de retina pode levar à cegueira.

Uveíte

Várias condições, chamadas coletivamente de uveíte, podem causar inflamação do olho e visão distorcida. As auras ou a visão caleidoscópica podem ocorrer devido a condições médicas, como a candidíase, endoftalmite, histoplasmose, HIV, toxoplasmose, sarcoidose e síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível