O que pode causar o amarelamento dos olhos em humanos?

Escrito por serena thomas | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que pode causar o amarelamento dos olhos em humanos?
Os olhos amarelos normalmente são sinais de doenças sérias (yellow eye image by Madera from Fotolia.com)

O amarelamento dos olhos, normalmente é um sinal de uma doença muito séria. Esse sintoma não deve ser ignorado e ajuda médica deve ser solicitada imediatamente. As duas maiores causas dos olhos amarelos são falha do fígado ou problemas com os glóbulos vermelhos do sangue. Existem tratamentos para a maioria desses problemas se forem detectados rapidamente, mas se forem deixados sem tratamento, podem exigir esforços maiores. Consulte um médico se perceber esse sintoma.

Outras pessoas estão lendo

Icterícia

Icterícia é o termo usado para denominar o amarelamento dos olhos e, geralmente, da pele também. A icterícia é causada pelo excesso sistêmico de bilirrubina. Ela não é exatamente uma doença, mas um sinal de um problema, geralmente no fígado ou nos glóbulos vermelhos. A bilirrubina é o produto formado através da quebra de glóbulos vermelhos antigos, que são filtrados pelo fígado para ser excretada no sistema digestório como bile. Se uma destruição anormal de glóbulos vermelhos ocorre, ou o fígado não funciona direito, a bilirrubina se acumula nos tecidos, causando a aparência amarelada.

Função Hepática

Muitas coisas podem fazer com que o fígado funcione incorretamente. Uma das causas mais comum é o alcoolismo, resultando em cirrose, formando cicatrizes no fígado. O álcool é metabolizado normalmente pelo fígado, porém, quando consumido em excesso, o fígado acaba sobrecarregado tentando se manter funcionando e começa a quebrar, como uma máquina desgastada. Outra grande causa disso é a hepatite viral, que ataca o fígado, causando inflamação e falha em seu funcionamento.

Anemia

A Anemia Hemolítica Auto-Imune Induzida por Drogas e a Anemia Falciforme são as duas condições mais comuns, causando uma queda excessivamente rápida nos glóbulos vermelhos, que resulta em bilirrubina em excesso e, por fim, em icterícia. A Anemia Hemolítica Auto-Imune Induzida por Drogas ocorre quando o uso de uma droga faz com que o corpo tenha uma resposta imune contra seus próprios glóbulos vermelhos, que são atacados e destruídos rapidamente. A Anemia Falciforme é um defeito na forma dos glóbulos vermelhos, que algumas vezes pode levar a uma crise hemolítica, onde muitos deles se quebram de uma vez só.

Sintomas

O amarelamento dos olhos e da pele pode ser um dos primeiros sintomas, ou um sintoma que vem depois da doença, dependendo da causa da icterícia. Se for Anemia Orientada, a pessoa poderá desmaiar com frequência, terá problemas para respirar, coração acelerado e entrar em choque quando o corpo não tiver mais oxigênio para se manter. Se a causa é o fígado, a pessoa frequentemente terá febre, falta de apetite, dor abdominal e, principalmente, se sentirá fraca.

Tratamento

Os sintomas das duas condições devem ser tratados com seriedade e ajuda médica deve ser procurada imediatamente. Anemia pode se tornar uma ameaça à vida em um período de tempo muito pequeno, exigindo transfusão de sangue, assim como um tratamento bastante intenso com remédios. Infelizmente, se os sintomas são causados pelo fígado, a doença pode ter chegado a um ponto onde não há como recuperar, já que o fígado pode estar muito danificado pela própria doença, ou pelo alcoolismo. Alguns sintomas necessitam tanto de atenção médica quanto de medicamentos nos primeiros estágios, e isso pode ajudar a reparar o dano no fígado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível