O que pode causar coceira na pele dos gatos?

Escrito por elizabeth streeter | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que pode causar coceira na pele dos gatos?
Muitas coisas podem fazer um gato se coçar (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Muitas situações podem fazer com que um gato se arranhe a ponto de causar cicatrizes. Apesar da coceira e crostas serem sintomas comuns, outros sintomas podem ajudá-lo a identificar a causa de problemas de pele felina. Os problemas de pele que podem levar à formação de crostas vão desde parasitas até a alimentos e alérgenos.

Outras pessoas estão lendo

Pulgas

Crostas e coceira podem indicar infestação de pulgas. Além desses dois sintomas, a pele deve estar escamosa e irritada. Infestações de pulgas causam perda de pelos ao longo das costas, pernas e cauda. Outro sinal característico de pulgas é a trilha de sujeira ao longo da cauda que se assemelha à caspa preta, de acordo com o site PetSmart.com. Um banho contra pulgas especialmente preparado para gatos pode acabar com as pulgas existentes. Nunca use inseticidas feitos para cães em gatos. Isso pode causar uma reação extremamente tóxica.

Ácaros

Os ácaros causam uma condição conhecida como escabiose felina. Ela normalmente se manifesta como perda de pelo e coceira centrada na face. Crostas amarelas ou cinza caracterizam a escabiose felina. Os ácaros vivem em gatos por apenas alguns dias. Nesse período, os gatos podem desenvolver uma infecção secundária devido à coceira extrema. O primeiro passo para se livrar dos ácaros é lavar o gato com xampu. De acordo com o site AnimalPlanet.com, um mergulho contendo entre 2% e 3% de enxofre de limão deve ser aplicado após o xampu para remover e matar os ácaros.

Alergias

O site PetEducation.com estima que 57% da coceira em gatos pode ser atribuída à alergia alimentar. Gatos também podem desenvolver alergias a pólen, pulgas, fumaça e tecidos. A coceira e crostas são apenas dois de muitos sintomas. Talvez você perceba que as patas do gato incharam. O gato também pode desenvolver sintomas gastrointestinais, como vômitos e diarreia. Sintomas respiratórios, como espirros, tosse e ronco também são comuns. Um veterinário pode ajudá-lo a reduzir os alérgenos potenciais. Um veterinário pode sugerir o uso de xampus ou sprays para aliviar e prevenir problemas de pele.

Micose

Uma infecção fúngica, a micose frequentemente infecta a pele do gato. Os gatos podem carregar os fungos que causam a micose por até dois anos. A micose infecta os gatos quando o sistema imunitário está debilitado. Filhotes, gatos mais velhos e gatos com doenças ou infecções têm probabilidade de serem infectados. A micose aparece como uma mancha redonda sem pelos. O local pode ser escamoso, com pequenas protuberâncias como uma espinha. A micose pode aparecer em qualquer parte do corpo do gato, mas a coceira começa tipicamente ao redor das orelhas. Ela é normalmente tratada com um creme antifúngico. O veterinário também pode prescrever antifúngicos orais para condições mais graves.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível