Mais
×

O que pode causar problemas em costura de malhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Costurar malha não deveria ser mais difícil do que costurar tecidos. Porém, você precisará ajustar um pouco seu método e usar materiais diferentes para ter os melhores resultados e não danificar a malha. As malhas, em geral, são mais elásticas que tecidos. O tipo ou tamanho errado de ponto pode resultar em pontos desfeitos e costuras rasgadas se o pano esticar depois de costurado.

Ao costurar malhas, tente usar um fio de poliéster (Steve Baccon/Digital Vision/Getty Images)

A agulha errada

As agulhas comuns de máquina de costura têm pontas afiadas que penetram nos fios do pano. Embora este tipo de agulha funcione bem em tecidos, pode pode criar nó em malha. Ela também pode fazer a máquina de costura pular pontos, resultando em uma costura fraca. Se observar que o pano está com nós ou que os pontos são irregulares quando você usa uma agulha normal, tente usar uma agulha de ponta bola. Como a ponta é ligeiramente arredondada, ela empurra entre os fios da malha, e não através deles.

O ponto errado

Um ponto curto em malha fará com que os pontos estourem quando o tecido for esticado. Para evitar pontos estourados, você precisa usar um ponto que se estique junto com a malha. Um ponto em zigue-zague tem certa elasticidade, e é ideal para ser usado em malha. Se não gosta do ponto em zigue-zague, você pode usar um ponto um pouco mais longo. Estique a malha suavemente enquanto costurar para fazer um ponto com elasticidade. Se tiver uma máquina overlock, você poderá usá-la no lugar da máquina de costura para costurar malhas.

O fio errado

O fio de algodão não tem a elasticidade de que a malha necessita. Ao costurar malhas, tente usar um fio de poliéster ou um fio de algodão coberto de poliéster. O fio de nylon proporciona mais elasticidade, principalmente se for utilizado como o fio da bobina. Como o nylon é muito elástico, é melhor encher a bobina com a mão para evitar que ele se estique enquanto você o enrola. Se o tecido que você está costurando é leve, use um fio fino. Um fio médio funcionará com todas as outras malhas.

Falta de reforço

As malhas, em geral, não são tão rígidas ou encorpadas quanto os tecidos. Se você não colocar uma entretela ou outro tipo de forro na parte de trás da malha, o produto final pode perder a forma rapidamente. A entretela dá corpo a áreas delicadas, como a bainha, colarinho ou ombros. Um forro também pode fortalecer botões ou zíperes. Uma lapela reforçada é menos provável de deformar, por exemplo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article